Pular para o conteúdo

SINTSEF-BA repudia tentativas de enfraquecer a luta sindical 

26/05/2025 – O SINTSEF-BA recebeu com indignação e repúdio a notícia de convocação de uma assembleia com os trabalhadores e trabalhadoras da EBSERH-BA proposta pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS e o SINDSERH-BA. A estranheza da Convocatória se dá por diversas razões, que relacionamos a seguir.

A CONDSEF/FENADSEF e suas entidades filiadas, como o SINTSEF-BA, são os legítimos representantes dos/as empregados/as da EBSERH. Desde o início, atuam na defesa dos direitos da categoria, participando das mesas de negociação, firmando acordos coletivos e defendendo a manutenção de direitos e condições de trabalho e demais questões relacionadas. Entre elas, mais recentemente, está a mobilização pela mudança no cálculo do adicional de insalubridade.

A CNTS não tem representatividade política e o SINDSERH-BA não possui sequer o registro legal, logo não podem convocar assembleias com empregados da EBSERH, filiarem e, principalmente, negociarem quaisquer questões com a Empresa. São entidades obscuras e por isso é no mínimo arriscado para os/as trabalhadores/as fornecerem seus dados e lhes darem qualquer atenção.

Não custa lembrar que, quando a EBSERH foi criada, diversas entidades, como a própria CNTS, rejeitaram representar essa base, e até foram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a legalidade de sua criação. A CONDSEF/FENADSEF e seus sindicatos filiados são pioneiros no acolhimento da categoria, justamente por entenderem que a proteção à classe trabalhadora é de ordem prioritária.

Práticas antissindicais como essa da CNTS, que tentam dividir a base e semear o caos, apenas contribuem para o divisionismo e o enfraquecimento da luta. Em tempos já difíceis, com ataques a direitos e ao serviço público chegando por diversas frentes, o desgaste da mobilização só interessa a um lado – e não é o dos/as trabalhadores/as.  

Sendo assim, de antemão, informamos que tomaremos todas as medidas legais disponíveis para impedir a realização dessa assembleia e coibir o assédio de entidades fantasmas.

Deixe um comentário