SINTSEF-BA já está a postos para enfrentar novos desafios

SINTSEF-BA já está a postos para enfrentar novos desafios

6 de janeiro de 2020

06/01/2020 - Há quase um ano, começávamos 2019 dispostos a enfrentar problemas enormes para a classe trabalhadora, como a Reforma da Previdência. Se infelizmente não foi possível impedir sua aprovação, nossa luta foi fundamental para evitar que ela se tornasse ainda mais nociva, como o governo pretendia. Ao longo do ano, por diversas vezes, fomos às ruas unidos em torno de nossa Central, a CUT, e de nossa Confederação, a CONDSEF/FENADSEF, dos movimentos sociais e populares, para defender direitos e protestar contra o sucateamento da educação e da saúde.

Neste início de ano e de uma nova década não será diferente. Já estamos nos organizando para enfrentar velhos e novos desafios que despontam no horizonte, como barrar os desmandos e incompetências de um governo de extrema direita, insistir na defesa do serviço público e dos seus trabalhadores.

A resistência já se provou decisiva para limitar as ações do governo Bolsonaro e sua pauta de destruição do país, forçando-o muitas vezes a recuar em suas disposições. No entanto, sabemos que a ameaça é constante. O governo eleito tem urgência em impor sua pauta privatista e vai em breve colocar a reforma administrativa em votação, num Congresso extremamente conservador.

Sob a velha desculpa de reduzir os gastos da máquina pública e atrair novos investimentos, o governo quer aprovar medidas que precarizam ainda mais o serviço público e ameaçam direitos de seus trabalhadores. Já se fala em fim da progressão automática na carreira e a possibilidade de redução de salário com a respectiva diminuição na jornada de trabalho. Outro retrocesso que o governo deverá tratar por emenda à Constituição é a quebra do regime jurídico único (RJU) para permitir contratar pela CLT todos os servidores que não forem integrantes de carreira exclusiva de Estado ou detentores de cargo efetivo.

Como se vê, não faltam motivos para se indignar e organizar uma reação a esses ataques.  Em 2020 o SINTSEF-BA continuará atuando nas mais diversas frentes de luta para superar as dificuldades e avançar na construção da necessária UNIÃO da classe trabalhadora. Não seremos omissos diante do desemprego ou da destruição do patrimônio público. Resistiremos também aos ataques às liberdades democráticas, fundamentais para que possamos ter o direito de fazer valer nossas reivindicações.

Reclamar sozinho não traz a solução que precisamos, sobretudo em questões dessa magnitude. Este cenário só mudará com a união de esforços da classe trabalhadora. Por isso cada vez mais é preciso insistir: juntos somos mais fortes. É preciso buscar o sindicato e participar, ajudando na construção das lutas!

De nossa parte, continuaremos na defesa intransigente do serviço público gratuito e de qualidade, na defesa da aposentadoria, de um Estado forte indutor do desenvolvimento e da geração de empregos. Junte-se a nós nessa nova jornada.



SINTSEF

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado da Bahia – SINTSEF/BA, foi fundado em 27 de agosto de 1989 e possui como lema ser: um elo de solidariedade e luta


Contate-nos

Ligue pra gente



Últimas Notícias