28/08/2023 – O SINTSEF-BA celebra seus 34 anos de existência nesta segunda-feira, dia 28 de agosto. As atividades comemorativas ficarão para depois e serão anunciadas oportunamente. A atual gestão considera importante poder comemorar com aqueles e aquelas que construíram nossa caminhada e destacar a lembrança dos companheiros e companheiras que já partiram, mas foram fundamentais para que a entidade se consolidasse no que é hoje: uma das referências de movimento sindical em defesa dos trabalhadores do serviço público federal.
“Cada aniversário é marcante para nossa história”, observa Celso Fernandes, Coordenador de Comunicação e Imprensa. “É um momento de inevitável balanço, em que olhamos para trás e constatamos os passos que trilhamos, as conquistas, os erros, as batalhas travadas, e também, com esse acúmulo de experiências, miramos para o futuro, nos preparamos para os próximos desafios”.
Para Edvaldo Pitanga, Coordenador de Assuntos Jurídicos, o SINTSEF-BA é uma entidade que se afirmou, desde o princípio, não somente como defensora dos direitos de sua base (a dos trabalhadores do serviço público federal, missão institucional que se orgulha de ter cumprido bem nessas mais de três décadas), mas também se destacou no front da resistência democrática, na defesa da justiça social e da solidariedade.
“Estivemos presentes nos atos pelo impeachment de Collor, contra a prisão arbitrária do presidente Lula e o golpe que derrubou a ex-presidenta Dilma Rousseff, contra as reformas da Previdência e trabalhista, contra o teto de gastos, contra o genocídio promovido pelo governo Bolsonaro durante a pandemia de COVID-19, entre diversos outros momentos históricos”, ele lembra.
Um eixo marcante dessa atuação, não distante dos anteriores aqui citados, é o do combate ao racismo, machismo e intolerância ainda vigentes no Brasil. A entidade assumiu um papel relevante nessas lutas, seja nas manifestações em que participa e contribui para organizar, como também nas datas históricas que destaca em suas atividades formativas, como o 08 de março (Dia Internacional da Mulher), o 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), o 28 de junho (Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+) etc.
“Nessas atividades, procuramos mostrar o papel das heranças históricas negativas que atravessam nossa sociedade e como isso se reflete ainda hoje nos desafios impostos pelo racismo, patriarcado e desigualdade social”, analisa Erilza Galvão, Coordenadora de Formação do sindicato. Para ela, “nossa luta continuará a ser por um modelo de país com justiça econômica e social, que seja soberano, sustentável e inclusivo, com um serviço público universal e de qualidade”.
Sempre contando com o apoio das entidades a que é filiado, como a CUT e a CONDSEF/FENADSEF, que também aniversariam no dia de hoje, a história do SINTSEF-BA começou com a redemocratização do país (até a promulgação da Constituição Federal de 1988, servidores públicos não podiam se organizar em sindicatos, diferentemente de outras categorias profissionais) e prosseguirá, com um sindicato cada vez mais atuante e combativo, procurando manter viva a nossa chama que une solidariedade e luta.