SINTSEF-BA convoca para Roda de Conversa – Debatendo e construindo o 08 de março

SINTSEF-BA convoca para Roda de Conversa – Debatendo e construindo o 08 de março

3 de março de 2020

Em 2020, o “grito” das mulheres será contra Jair Bolsonaro, pelo fim da violência de gênero, contra o feminicídio, por democracia e por direitos.

 

03/03/2020 – Em 2018, a cada dois segundos uma mulher era vítima de violência física ou verbal no Brasil. Nesse mesmo ano, os indicadores já registravam um crescimento dos casos de estupros e de lesões corporais decorrentes de violência doméstica. Levantamento recente feito pela Folha de São Paulo mostrou que, ao contrário de outros crimes, como o latrocínio (roubo seguido de morte), o feminicídio tem avançado no Brasil. Em 2019, foram 1.310 assassinatos decorrentes de violência doméstica ou motivados pela condição de gênero. A alta de 7,2% em relação a 2018 contrasta com a queda geral da criminalidade e da violência no Brasil.

Para refletir sobre essas e outras questões, o SINTSEF-BA promove em sua sede em Salvador, nesta sexta-feira, 06/03, às 10h, a Roda de Conversa “Debatendo e construindo o 08 de Março, Dia Internacional da Mulher. Em 2020, o “grito” das mulheres será contra Jair Bolsonaro, pelo fim da violência de gênero, contra o feminicídio, por democracia e por direitos.

O SINTSEF-BA é uma das entidades que participam do Coletivo de Mulheres da CUT-BA e organizam a caminhada do 08 de março, na defesa de direitos, combate a preconceitos e pela vida das mulheres.  Durante o Carnaval, na Mudança do Garcia, o sindicato fez parte de uma manifestação da CUT-BA sobre o tema. Os atos do 08 de março, chamados pela CUT, contarão com a participação de outras centrais sindicais, sindicatos, movimentos sociais e feministas, e prometem ser ainda maiores que os de anos anteriores, quando mulheres de todo o Brasil lotaram as ruas do país contra a reforma da Previdência e contra a eleição de Jair Bolsonaro. E Bolsonaro não ficará de fora da pauta dos protestos: recentemente, as declarações mentirosas, machistas e preconceituosas do atual presidente direcionadas a uma jornalista que investigou o disparo maciço de fake News pelo Whatsapp durante a campanha eleitoral foi repudiada nacionalmente.

Dias depois, o presidente postou um vídeo em suas redes sociais Bolsonaro, convocando para um ato que pede o fechamento do Congresso Nacional e do STF. Não por acaso, o mote da caminhada este ano, também presente na Roda de Conversa, será “Resistência, teu nome é mulher”, para reforçar que o dia 8 de março é uma data de luta em defesa da democracia e contra todas as formas de violência voltadas às mulheres.

A luta do SINTSEF-BA é por um mundo onde todos e todas possam viver com dignidade. Uma sociedade na qual mulheres e homens sejam tratados da mesma maneira, com respeito, e tenham, na prática, os mesmos direitos.

Fonte: Coordenação de Comunicação e Imprensa.



SINTSEF

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado da Bahia – SINTSEF/BA, foi fundado em 27 de agosto de 1989 e possui como lema ser: um elo de solidariedade e luta


Contate-nos

Ligue pra gente



Cadastre o seu e-mail


Tópicos