SINTSEF-BA completa 32 anos no próximo sábado

  • Populares

26/08/2021 – O SINTSEF-BA completa 32 anos de existência neste sábado, dia 28 de agosto. Em função da pandemia e das agendas de luta contra a PEC 32/2020 da Reforma Administrativa, as atividades que marcarão a data ficarão para depois e serão anunciadas oportunamente. A atual direção espera poder comemorar junto a todos e todas que ainda fazem parte dessa caminhada e celebrar a memória daqueles (as) que já se foram, mas contribuíram enormemente para que nossa entidade se consolidasse como uma das referências de movimento sindical em defesa dos trabalhadores do serviço público federal. “Temos orgulho em trabalhar para melhorar e tornar nosso Sindicato cada dia mais atuante e combativo, mantendo sempre viva a nossa luta”, resumiu Pedro Moreira, Coordenador Geral da entidade.

A história do SINTEF-BA começa com a redemocratização do país. Até a promulgação da Constituição Federal de 1988, servidores públicos não podiam se organizar em sindicatos, diferentemente de outras categorias profissionais. Os trabalhadores buscavam, entre outras coisas, o direito de sindicalização e livre organização sindical, melhores condições de trabalho, serviço público de qualidade para a população, o direito de greve e isonomia salarial.

Começou-se a discutir que era preciso buscar uma forma de ficarmos juntos e encaminharmos as demandas de forma coletiva, pois o patrão era um só: o Presidente da República”, prosseguiu. Ela destacou que essa discussão circulava no país inteiro e foi se consolidando nos estados. Em abril de 1989, já começaram a surgir os primeiros sindicatos gerais pelo país. Na Bahia isso aconteceu após um congresso dos servidores federais em agosto de 1989, que tentou juntar os diversos segmentos que compõem a base dos SPFs. Nesse Congresso, vários setores não aceitaram a proposta, mas os que abraçaram a ideia se juntaram para formar o SINTSEF-BA. Ao final do evento, em 28 de agosto de 1989, decidiu-se que essa seria a data de fundação do sindicato e uma direção provisória foi eleita ali mesmo.

O SINTSEF-BA enfrentou severos desafios ao longo de sua história. Tem acertos e erros, como qualquer entidade, mas é preciso assinalar que, mesmo sob ataques constantes aos direitos da categoria que só se intensificam ano após ano, dificuldades gigantescas foram superadas e o sindicato mostrou sua força: ainda está de pé. Resistiu.

E segue resistindo e buscando a renovação. Existem outros desafios importantes a serem enfrentados, como o de atrair a juventude num cenário de envelhecimento da mão de obra na maioria dos órgãos do Poder Executivo, onde praticamente não há novas contratações, diante da baixíssima oferta de concursos públicos e condições de trabalho e salário pouco atraentes? É algo que precisa ser pensado e discutido coletivamente.

“O SINTSEF-BA assume sua luta e compromisso com os trabalhadores, na defesa do serviço público, gratuito e de qualidade e engajado nas lutas em prol de necessárias transformações da sociedade, trabalhando sempre pela manutenção e fortalecimento das políticas públicas”, concluiu o Coordenador Geral.

O sindicato se orgulha de ter seu caminho baseado valorização da sua base frente a diferentes governos, de ser totalmente independente e defender os interesses comuns a todos os nossos trabalhadores e de promover a pluralidade dos debates e a unidade de ações, visando sempre buscar conquistas para o bem coletivo, garantindo a participação, a discussão e a mobilização de todos e todas nos processos decisórios.

Parabéns ao SINTSEF-BA pelos seus 32 anos! Essa conquista é de todos(as) nós. Parabéns, trabalhadores e trabalhadoras do serviço público.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *