Pular para o conteúdo

SINTSEF-BA apoia campanha em prol da amamentação

  • Populares

01/08/2022 – O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Há mais de duas décadas, entre os dias 1º e 07 de agosto, acontecem ações no mundo todo em prol da amamentação. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade.

“A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) está focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, sendo considerada um veículo de promoção do aleitamento em 120 países”, informa Alessandro Cerqueira, trabalhador da EBSERH e Coordenador de Políticas Públicas do SINTSEF-BA. No Brasil, a data foi instituída pela Portaria de Consolidação nº 1/2017, art. 527.

Por conta disso, durante todo o mês de agosto, a Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA/Ebserh) vai participar das comemorações do Agosto Dourado realizando ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. As ações serão intensificadas entre os dias 1º e 7, quando é celebrada a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). A cada ano é abordado um tema específico para a campanha e neste ano o tema é “Fortalecer a Amamentação – Educando e Apoiando”, enfatizando a importância das ações educativas e da rede de apoio à amamentação em todos os níveis da sociedade.

Neste período, as equipes assistenciais farão ações educativas itinerantes nos setores da maternidade com exposição de banners, rodas de conversa e entrega de folders com orientações para pacientes, acompanhantes e profissionais sobre a importância da amamentação e os benefícios do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê e como alimento complementar até os dois anos de idade ou mais.

Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

As atividades educativas serão realizadas pelos serviços assistenciais da maternidade com o apoio do BLH e da Comissão de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciam). Além disso, acontece também a campanha para doação de leite humano e de frascos de vidro com tampa de plástico (rosqueável) para armazenamento do leite materno. As doações devem ser feitas diretamente no BLH da Maternidade.

Banco de Leite Humano

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

Telefone: (71) 3283-9264

Endereço: Rua do Limoeiro, 137 – Maternidade Climério de Oliveira

Fontes: Gov.br – Cartilha da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.