SETEMBRO AMARELO – MÊS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

SETEMBRO AMARELO – MÊS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

11 de setembro de 2020

Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida

11/09/2020 – Setembro Amarelo é uma Campanha de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio, buscando a conscientização e a prevenção.  É um mês que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. As razões podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que se imagina já pensou em suicídio. Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade.

A Coordenadora de Saúde do Trabalhador do SINTSEF-BA, Maria Lucilene Felix, lembra que no serviço público a pandemia de COVID-19 só agravou os níveis de ansiedade, depressão e outras doenças mentais que podem levar ao suicídio. Ela cita o próprio órgão onde trabalha, o IBAMA, como exemplo: “o número de atestados médicos que são enviados para os Núcleo de Gestão de Pessoas mostra bem o quadro de adoecimento nesse período”. “Sobretudo quando o distanciamento social, até mesmo da família e amigos, sobrecarrega a pressão de muitas chefias, acúmulo de relatórios, laudos, inseridos em equipes de operações no combate às queimadas”, salienta a Coordenadora.

Especialistas da área de saúde aproveitam essa campanha para alertar a sociedade sobre a depressão, que é uma das principais causas do suicídio no mundo. É uma doença que precisa ser tratada sem preconceito. Muitas vezes a discussão sobre o tema é deixada para “depois”, como se existisse uma espécie de tabu sobre o assunto. É um grande equívoco, pois através do diálogo é possível perceber e detectar possíveis sinais de que a pessoa está precisando de ajuda.

Podemos auxiliar as pessoas em risco de suicídio procurando ouvi-las atentamente, estabelecendo uma relação de empatia, respeito, seriedade, removendo os meios pelos quais a pessoa possa tentar tirar sua própria vida, manter vigilância, tudo isso aliado ao encaminhamento aos profissionais de saúde. Vale ressaltar que o cuidado a este indivíduo envolve a atuação de uma equipe multidisciplinar (psicólogo, médico, enfermeiro, assistente social, entre outros), contando sempre com o apoio da família e da própria comunidade.

O SINTSEF-BA está à disposição para colaborar no que for preciso, mas uma importante fonte de ajuda especializada é o CVV – Centro de Valorização da Vida. Ligando 188 – ligação gratuita – é possível ser atendido 24 horas por dia, nos 365 dias do ano, por voluntários treinados, dispostos a ouvir os que querem e precisam conversar sobre seus sentimentos, dores e descobertas, dificuldades e alegrias. Tudo isso de forma sigilosa e sem julgamentos. Você não está só. Procure ajuda!

Área de anexos



SINTSEF

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado da Bahia – SINTSEF/BA, foi fundado em 27 de agosto de 1989 e possui como lema ser: um elo de solidariedade e luta


Contate-nos

Ligue pra gente



Cadastre o seu e-mail


Tópicos