14/09/2020 – Servidores do IPHAN podem deflagrar uma greve sanitária nos próximos dias, caso uma Plenária Nacional do setor aprove a iniciativa esta semana. Os trabalhadores estão mobilizados contra o retorno das atividades presenciais, uma vez que observam não haver condições favoráveis para a volta em segurança. Na Bahia, uma assembleia com o SINTSEF-BA em formato virtual será realizada nesta terça-feira, 15, às 19h, na plataforma Google Meet ( https://meet.google.com/hcy-zcgi-cvj ). A atividade definirá a posição dos trabalhadores do IPHAN-BA, que será levada para a Planeária Nacional.
Confira a pauta da assembleia com o SINTSEF-BA:
1- Informes;
2- Pandemia e trabalho;
3- Deliberação sobre a proposta do Comitê Nacional de Mobilização: “Em estado de greve, trabalhando remoto, com defesa da saúde, e avaliação de indicativo de data para greve sanitária a ser definida na Plenária Nacional do IPHAN convocada pela CONDSEF/FENADSEF para quarta-feira, dia 16/09, às 18h, via Zoom”;
4- Encaminhamentos.
Em um panfleto encaminhado à categoria, o sindicato reforçou a necessidade de participação de todos e todas nas atividades. “Temos que garantir proteção à vida e a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras. Por isso, enquanto a pandemia durar, devemos seguir na defesa das medidas de isolamento social com trabalho remoto, evitando aglomerações e exposição desnecessária aos riscos de contágio. Essa ação precisa ser abraçada coletivamente, pelo conjunto de trabalhadores”, afirma o texto.
O panfleto também chama à atenção para as questões estruturantes do órgão, ainda sem definição: “é hora de reforçar a defesa do Serviço Público, sobretudo no setor da cultura/IPHAN, estrangulado por um governo que a desvaloriza e desrespeita sistematicamente. O momento é grave e a classe trabalhadora precisa se mobilizar para resistir ao desmonte das políticas públicas da área cultural”.
O sindicato está à disposição para colaborar nas lutas e na organização dos trabalhadores, mas sem a participação da base, a representatividade enfraquece, bem como o poder de barganha. Não fique só. Entre na luta conosco!