26/11/2024 – O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres é celebrado anualmente em 25 de novembro com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a violência de gênero e promover a igualdade e o respeito aos direitos femininos. O SINTSEF-BA une sua voz à da Condsef/Fenadsef, CUT, ISP, a sociedade civil organizada e a todas as mulheres do mundo que lutam contra as mais diversas formas de violência diariamente.
A data foi escolhida em memória das irmãs Mirabal, ativistas políticas da República Dominicana que foram brutalmente assassinadas em 1960 por se oporem à ditadura de Rafael Trujillo. O caso das irmãs Mirabal inspirou o movimento feminista e levou a ONU a incluir o tema em seu calendário.
O número alarmante de feminicídios mostra que nossa luta é urgente e contínua. Em 2023, uma mulher foi assassinada a cada dez minutos em todo o mundo. No Brasil, dados apontam que casos de feminicídios subiram 0,8% em relação ao ano passado.
A violência contra as mulheres vai além da agressão física. É uma violação dos direitos humanos e se manifesta de diversas formas, como violência doméstica, abuso sexual, tráfico de pessoas e feminicídio. É fundamental que haja uma mobilização global para combater esse tipo de violência, promovendo a educação, a conscientização e a adoção de medidas de proteção e apoio às mulheres vítimas.
A sociedade não pode mais se calar diante de tudo isso. Ao presenciar, testemunhar, tomar conhecimento de qualquer caso, em qualquer lugar como a vizinhança, no local de trabalho, locais públicos, é preciso denunciar. Para isso, existe a Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180.
É importante, ainda, que a data promova reflexões sobre a importância do respeito, da igualdade de gênero. Todos nós podemos e devemos contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde as mulheres possam viver livres de violência e opressão.
(com informações da CONDSEF/FENADSEF)