10/04/2025 – Na manhã desta quarta-feira, 10/04, a direção do SINTSEF-BA reuniu-se para traçar estratégias de organização sindical, amplificar a mobilização da base, além de resolver demandas da própria gestão administrativa da entidade.
No encontro, que contou com dirigentes da capital e interior do estado, os sindicalistas discutiram e deliberaram em torno da seguinte pauta:
1. Informes;
2. Gestão do SINTSEF/ BA:
a) Administrativa
b) Financeira
c) Jurídica
3. Mobilização:
a) Nacional: Marcha da Classe Trabalhadora/ 29 de abril
b) Setorial: IPHAN; INCRA; EBSERH; CONAB; CEPLAC
4. Organização Sindical: perspectivas; diálogo com Núcleos Regionais;
5. Resoluções e Encaminhamentos.
A reunião da direção colegiada do sindicato tem como objetivo principal discutir e tomar decisões sobre questões relacionadas aos interesses e direitos dos trabalhadores representados pela entidade. É uma das principais instâncias de avaliação, construção de estratégias e correção de rotas do sindicato, onde a participação dos membros é fundamental para garantir a representatividade e a democracia nas decisões da entidade.
O planejamento e desenvolvimento de ações conjuntas são cada vez mais necessários para o enfrentamento da globalização empreendida pelo capital financeiro. No dia 29 de abril, terça-feira, acontece a grande Marcha da Classe Trabalhadora. A atividade deve reunir em Brasília milhares de trabalhadores do campo e da cidade, dos setores público e privado de todo o Brasil.
A intenção é mais uma vez fazer história. No ano passado a marcha, convocada pela CUT e demais centrais, reuniu mais de 20 mil trabalhadores. A luta pela revogação das reformas trabalhista e previdenciária e o fim da lei das terceirizações, eixos centrais no ano passado, continua. O protesto contra a manutenção de elevadas taxas de juros que travam o desenvolvimento econômico dos brasileiros também deve estar entre as bandeiras de destaque esse ano.


