13/11/2024 – A CONDSEF/FENADSEF participa da 13ª Conferência Regional Interamericana (IAMRECON) da Internacional dos Serviços Públicos (ISP), que acontece entre os dias 10 e 15 de novembro, em Bogotá, na Colômbia. A Conferência, tem como tema “O povo acima do lucro, com paz, democracia e justiça social”. A Confederação tem atuação destacada em alguns Comitês, como o Comitê de Luta Contra o Racismo, Xenofobia e Todas as Formas de Discriminação e Intolerância. O Comitê preparou um relatório de suas atividades (confira em anexo), apresentado na reunião por sua coordenadora, Jucélia Vargas, onde traz imagens que resgatam algumas das experiências realizadas pelas filiadas da ISP Brasil.
Além de promover a unidade das diversas entidades sindicais realizando formação, campanhas e reuniões e divulgar as experiências exitosas realizadas pelas entidades, o Comitê defende valores como a igualdade, a solidariedade, a fraternidade, o respeito à vida e à diversidade. Sua luta é para criar, ampliar, regulamentar ou implementar leis que contribuam na construção de uma sociedade sem preconceito e sem racismo.
O SINTSEF-BA realizou diversas ações com esse foco e também tem levado sua bandeira para os debates da CONDSEF/FENADSEF e a da CUT, entidades a que é filiado.
O IAMRECON também vai traçar um panorama dos diversos assuntos relacionados aos serviços públicos, ao movimento sindical, a conjuntura geopolítica global e da América Latina. Temas contemporâneos não faltarão nos debates, como o presente e o futuro do trabalho; a ascensão da extrema direita e das políticas de opressão pelo mundo; a Inteligência Artificial e a informatização, que têm afetado cada vez mais o setor público; como andam as políticas públicas e dos trabalhadores das Américas; conjuntura política global, na América e os impactos sobre o movimento sindical.
Para o SINTSEF-BA, é salutar a participação da CONDSEF/FENADSEF em eventos desse porte que buscam socializar experiências e ampliar a organização e unidade dos sindicatos. Só através da estruturação de ações homogêneas que contemplem o heterogêneo, a diversidade e a inclusão, que seremos capazes de fazer frente à atual onda mundial de retrocessos e políticas que atentam contra direitos sociais há muito conquistados, em uma ação conjunta de defesa dos direitos humanos e do estreitamento de laços entre as entidades sindicais e o cidadão comum.
A ISP agrupa 700 entidades filiadas, incluindo a CONDSEF/FENADSEF, em 163 países espalhados pelo mundo. Juntos, estes sindicatos representam mais de 20 milhões de trabalhadoras e trabalhadores dos serviços públicos.