Pular para o conteúdo

Classe trabalhadora leva suas pautas à Lavagem do Bonfim

  • Populares

11/01/2023 – A sede do SINTSEF-BA em Salvador estará fechada nesta quinta-feira, 12/01, por conta dos festejos da Lavagem do Bonfim. Este ano o sindicato não participará do cortejo, mas apoiará a luta das entidades que sairão pelas ruas da Cidade Baixa, em Salvador, com fé e coragem, defendendo suas reivindicações: a luta contra o golpe, o respeito à democracia e a justiça social, entre outras pautas. Os trabalhadores aproveitam o público de milhares de pessoas que participam da festa para, com alegria e descontração, dar visibilidade às suas principais reivindicações.

As entidades sindicais reforçam o chamado para que os baianos acompanharem o bloco da resistência, dos sindicatos progressistas, movimentos sociais e populares na festa do Bonfim. “Durante a lavagem é importante caminhar juntos, lutar contra a intolerância religiosa e o racismo, manter nossas bandeiras de lutas, tão necessárias nessa conjuntura de poderosas forças antidemocráticas que tentam desconstruir nossas conquistas.A hora é de reafirmar o lema de nenhum direito a menos para a classe trabalhadora”, explica Pedro Moreira, Coordenador Geral do SINTSEF-BA.

A Lavagem do Bonfim é o maior evento popular de Salvador antes do Carnaval. Tradição que remonta à inauguração da igreja de Nosso Senhor do Bonfim, na Cidade Baixa, em 1754, atrai todos os anos cerca de um milhão de pessoas, entre devotos, moradores e turistas.

A tradição foi iniciada pelos romeiros e escravos que, a mando dos senhores e integrantes da Irmandade do Senhor do Bonfim, limpavam e enfeitavam a igreja para a festa dedicada ao santo, no segundo domingo depois da Epifania (Dia de Reis).

Os rituais católicos duram dez dias e começam com o novenário. No encerramento, acontecem as missas solene e campal. Já a lavagem, que ocorre na quinta-feira anterior ao domingo da festa, sincretiza catolicismo e candomblé. Na religião africana, o santo representa Oxalá, o pai de todos os orixás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.