Atos contra Bolsonaro voltam a ocupar ruas do Brasil

21/06/2021 – “De máscara, com álcool e evitando aglomerações, mas não poderíamos faltar. Cumprimos o nosso papel”, resumiu Pedro Moreira, Coordenador Geral do SINTSEF-BA. Foi assim, com um olho nas medidas sanitárias e outro nos desafios urgentes que os trabalhadores precisam superar, que o SINTSEF-BA marcou presença mais uma vez no recente ato #ForaBolsonaro ocorrido no último sábado, 19. Em Salvador, os manifestantes se concentraram no Largo do Campo Grande, centro da capital baiana, e caminharam em direção ao Farol da Barra.

Além do impeachment do presidente mais nocivo que o Brasil já teve, a pauta também incluiu a defesa da vida, no dia em que chegamos à triste marca de 500 mil mortos pela pandemia. Mortes que poderiam ter sido evitadas, famílias que poderiam não estar enlutadas neste momento. A situação do país é crítica, com a vacinação caminhando a passos lentos e o descontrole do vírus, que podem levar a uma terceira onda da pandemia e um número ainda maior de mortos pelo vírus.

Como se sabe, o governo Jair Bolsonaro recusou vacinas da Pfizer no ano passado à metade do preço pago por Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia. Consideradas caras em agosto de 2020 pelo então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, até 70 milhões de doses da Pfizer poderiam ter sido entregues a partir de dezembro por US$ 10 cada. A vacinação antecipada teria evitado mortes e os prejuízos bilionários provocados pelo fechamento da economia.

Sem vacina, a ocupação desses trabalhadores caiu até 20% na pandemia, aumentando a desigualdade e a pobreza extrema a níveis de 15 anos atrás. O colapso nos serviços levou a série histórica de desemprego do IBGE a um recorde: 14,7%, com 14,8 milhões de desocupados.

O sindicato também aproveitou a chance para protestar contra a Reforma Administrativa, a PEC 32/20. Os trabalhadores distribuíram entre os manifestantes um material produzido coletivamente pela CONDSEF/FENADSEF e outras entidades nacionais para alerta sobre os perigos da aprovação da Reforma (confira no anexo).

Veja em nosso site e nossas redes sociais as imagens da participação do sindicato na manifestação. Fora Bolsonaro! Em defesa da vida e da democracia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *