Pular para o conteúdo

SINTSEF-BA teve intensa agenda de atividades na sexta-feira, 21

  • Populares

24/03/2025 – Além de participar, em Brasília, do último dia do Encontro Jurídico da CONDSEF/FENADSEF, o SINTSEF-BA esteve em outras agendas importantes também na capital baiana. Na manhã de 21 de março, Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, o sindicato participou da cerimônia de lançamento da IV Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – CONEPIR, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Promovida pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (SEPROMI), a etapa baiana da Conferência está prevista para acontecer entre os dias 28 e 30 de maio de 2025 e faz parte da V Conferência Nacional do tema, a CONAPIR, que vai acontecer em Brasília em julho de 2025.

O evento busca debater políticas públicas e serviços destinados a combater o racismo e superar as desigualdades raciais, com o propósito de garantir a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa de direitos e o a luta contra a discriminação e as demais formas de intolerância. mobilizará reflexões sobre os desafios e perspectivas das políticas de promoção da igualdade racial no Brasil. O lançamento contou com uma palestra magna do Dr. Kabengele Munanga, professor de origem congolesa aposentado pela USP, Doutor Honoris Causa da Universidade do Recôncavo da Bahia e especialista em antropologia da população afro-brasileira.

Munanga defende que o combate à discriminação racial vai muito além de dizer ‘abaixo o racismo’ “Não é o bastante: precisamos de caminhos concretos que ajudem a transformar a realidade, como leis, educação inclusiva e políticas afirmativas”, indica. A esse respeito, Antonio Capila Sobrinho, Coordenador de Políticas Sindicais do SINTSEF-BA, recorda que o sindicato, ao longo de mais de três décadas de sua história, trouxe e continuará trazendo em sua bandeira de lutas o esforço para desenvolver em cada cidadão e cidadã a compreensão crítica do seu papel político. “O respeito às diferenças e a luta por uma sociedade mais justa e solidária são fundamentais para transformar essa realidade de preconceito e exclusão, através do combate ao racismo e à intolerância em suas mais variadas manifestações”, afirmou.

À tarde, o sindicato ainda participou da caminhada do Grito da Água, que percorreu as ruas do centro de Salvador. Este ano, em sua 25ª edição, a manifestação reuniu diversas categorias, como a dos (das) trabalhadores (as) do saneamento ambiental, entidades e organizações da sociedade civil, ambientalistas, acadêmicos, estudantes, políticos (as) e trabalhadores (as) de diversos outros segmentos. Além da luta contra a privatização, o Grito abordou a grave questão da poluição e seus impactos na vida e na saúde das pessoas. O lema deste ano foi: “Afasta de nós este cálice de lixo e de agrotóxico envenenando a nossa mesa. Água limpa é fonte de vida e saneamento público preserva a natureza”.

VEJA IMAGENS NA GALERIA – AGENDA 21 DE MARÇO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =