SINTSEF-BA REPUDIA PROJETO DE PRIVATIZAÇÃO DA LIMPEZA PUBLICA EM FLORIANÓPOLIS


Sindicato divulgou moção de apoio à greve dos trabalhadores do setor

25/01/2020 – O SINTSEF-BA divulgou uma moção de apoio (ver ao final do texto) à greve dos trabalhadores da limpeza urbana de Florianópolis. De acordo com o sindicato da categoria, os trabalhadores da COMCAP (empresa de limpeza pública de Florianópolis) estão em greve desde o ultimo dia 18 exigindo a retirada de um projeto de lei do prefeito Gean Loureiro que pretende desmantelar a empresa pública responsável e privatizar o serviço, ameaçando os empregos, reduzindo vencimentos, jogando mais de 1,7 mil pessoas na incerteza de seu futuro, além de atacar a organização sindical.

Na tentativa de barrar o avanço desse projeto nefasto, o SINTRASEM (sindicato da categoria) está articulando uma rede de solidariedade e luta com todo movimento sindical, popular, democrático e estudantil para enviar mensagens de apoio à greve e pressionar o prefeito pela retirada do PL da Câmara de Vereadores.

O SIINTSEF-BA não poderia se omitir nesta luta. Celso Fernandes, Coordenador de Comunicação e Imprensa do SINTSEF-BA, defendeu a mobilização dos companheiros de Florianópolis. “É mais um passo rumo à privatização inconsequente do setor somente para atender aos anseios das empresas privadas que veem na limpeza urbana uma fonte de lucro. As demais etapas, se permitirmos que aconteça, também são velhas conhecidas: aumento de tarifas, baixas remunerações para os trabalhadores, queda na qualidade dos serviços prestados”, alertou.

A greve também foi marcada por um incidente gravíssimo: a residência do presidente do Sintrasem, Renê Munaro, foi atingida por um artefato explosivo durante a madrugada deste sábado (23), conforme denúncia do próprio sindicato.

Renê estava no pátio do Centro de Valorização de Resíduos (CVR) da Comcap no momento do ataque, mas seus familiares estavam em casa. Um boletim de ocorrência foi registrado. Felizmente, ninguém se feriu.

Em nota, o Sintrasem reafirmou que não vai se intimidar com ataques ou ameaças e permanecerá firme em defesa da Comcap pública.

Veja a Moção de Apoio à greve assinada pelo SINTSEF-BA:

Ao prefeito Gean Loureiro,

Aos vereadores de Florianopólis,

Nós, do SINTSEF-BA vimos expressar todo apoio a greve dos trabalhadores da COMCAP impulsionada pelo SINTRASEM e exigimos a retirada imediata do Projeto de Lei que desmantela a COMCAP, levando à sua privatização.

EM DEFESA DA COMCAP E DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES!

PELA COMCAP 100% PÚBLICA!

NÃO VAMOS NOS INTIMIDAR! QUE CESSE QUALQUER ATAQUE À ORGANIZAÇÃO SINDICAL E AOS SEUS DIRIGENTES!



SINTSEF

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado da Bahia – SINTSEF/BA, foi fundado em 27 de agosto de 1989 e possui como lema ser: um elo de solidariedade e luta


Contate-nos

Ligue pra gente



Cadastre o seu e-mail


Tópicos