28/03/2022 – O SINTSEF-BA Núcleo Nordeste convoca trabalhadores de sua base – ativos, aposentados e pensionistas – para participarem do DIÁLOGO JURÍDICO, uma reunião online que tratará das atualizações dos processos judiciais movidos pelo sindicato através do escritório Ribeiro & Ribeiro.
A atividade acontecerá:
Data: sexta-feira, 01 de abril de 2022,
Horário: às 09:00h
Plataforma Zoom us02web.zoom.us/j/83016295184?pwd=NGYwR0wvVW04alJ0VkJETHdWVmp3dz09
ID da reunião: 830 1629 5184
Senha de acesso: 142537
A reunião contará com a participação do Coordenador de Assuntos Jurídicos, Carlos Borges, e do advogado José Carlos Ribeiro. Na pauta, os Informes jurídicos e o andamento dos Processos Judiciais; (abono permanência, licença prêmio etc.).
Nesses encontros com a base, os filiados têm a oportunidade de esclarecer dúvidas relacionadas a ações em andamento das ações judiciais e discutir outros temas relacionados. Os núcleos regionais do SINTSEF-BA encaminham as decisões tomadas pelos nossos filiados nas assembleias, reuniões e atividades sindicais, além de proporcionarem o debate contínuo sobre os assuntos de interesse das suas regiões.
Diante da omissão do governo e de outras instâncias responsáveis por assegurar o direito dos trabalhadores, a solução mais comum tem sido buscar o Poder Judiciário para coibir os abusos. Para Carlos Borges, contudo, é preciso ter cautela: o caminho do judiciário, ainda que seja o mais viável de imediato, nem sempre traz as soluções duradouras ou definitivas que pleiteamos para a questão, como se espera. “Além disso, é preciso levar em consideração que não é um caminho rápido: o SINTSEF-BA possui ações que levaram muitos anos entre a data do ajuizamento até o seu pagamento”, lembrou o Coordenador.
Mesmo assim, o recurso à Justiça é mais uma das instâncias de luta do SINTSEF-BA para assegurar o cumprimento das demandas de sua base. Tão importante quanto a construção da unidade na luta dos trabalhadores e a pressão social, com mobilização e ações políticas. O respeito aos direitos da categoria é uma medida urgente e necessária que o Brasil precisa tomar para que possa prestar um serviço público, gratuito e de qualidade à população.