18/11/2924 – O SINTSEF-BA participou na última quarta-feira, 13, do Simpósio Novembro Roxo, na Maternidade Climério de Oliveira com profissionais da EBSERH. O evento marcou a passagem de mais um Dia Mundial da Prematuridade, 17 de novembro, que ressalta a importância dos cuidados maternos e neonatais de qualidade. Através do Simpósio, enfermeiras (os), técnicas (os) de enfermagem, médicas (os), além da própria população, puderam saber mais sobre a sensibilização do serviço, desde a recepção ao nascimento dos bebês.
O Novembro Roxo é uma campanha de conscientização sobre a prematuridade, que é a principal causa de morte em recém-nascidos. Durante todo o mês, a campanha busca lembrar o valor dos cuidados maternos e neonatais para garantir a saúde e o bem-estar tanto da mãe quanto dos bebês.
A prematuridade acontece quando um bebê nasce antes de 37 semanas, o que pode trazer diversas complicações de saúde. Os cuidados maternos durante a gestação são essenciais para prevenir complicações que podem levar ao parto prematuro. Além disso, é importante ressaltar a importância do pré-natal para o bom desenvolvimento do bebê e para diagnosticar precocemente eventuais complicações que possam surgir durante a gestação.
Já os cuidados neonatais são essenciais para garantir que o recém-nascido tenha um desenvolvimento saudável. Isso inclui a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida, a higiene adequada do bebê, o acompanhamento médico regular e a vacinação conforme o calendário recomendado.
A Coordenadora de Saúde do Trabalhador do SINTSEF-BA, Maria Lucilene Felix, elogiou a iniciativa dos trabalhadores e trabalhadoras da EBSERH e aproveitou para salientar o papel do serviço público para conscientizar a sociedade e ajudar a quem mais precisa na superação deste e tantos outros desafios. “A saúde é um direito de todos e dever do Estado, não pode ser negligenciada”, recordou. Precisamos assegurar o nascimento de bebês saudáveis e felizes.