SEMINÁRIO ONLINE: “O LIVRE COMÉRCIO NA AMÉRICA LATINA: 25 ANOS DE PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS”

SEMINÁRIO ONLINE: “O LIVRE COMÉRCIO NA AMÉRICA LATINA: 25 ANOS DE PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS”

2 de outubro de 2020

02/10/2020 - O conjunto de impactos negativos verificáveis que deixaram os Tratados de Livre Comércio (TLC) e Tratados Bilaterais de Investimento (TBI) obriga a uma reflexão urgente e profunda.

Esse é o sentido do novo seminário virtual da Confederação Latinoamericana de Trabalhadores Estatais (CLATE), ISP e a Plataforma América Latina Mejor Sin TLC, que conta com o apoio da EPyG – UNSAM, e foi construído em dois idiomas: espanhol e português. A inscrição livre e gratuita pode ser feita em: http//registro.clate.org e o início das aulas em português está marcado para a segunda-feira, 30 de outubro.

Edvaldo Pitanga, Coordenador Jurídico do SINTSEF-BA e Secretário de Assuntos Internacionais CONDSEF/FENADSEF (entidade filiada à ISP) recomenda a participação no evento. “Esses aspectos de conjuntura internacional precisam ser compreendidos e fazer parte das nossas discussões em torno das demandas dos trabalhadores. Temos que entender o contexto histórico e geopolítico, além de seguir cobrando a desprivatização do Estado, a melhora das políticas públicas e a recuperação dos direitos que perdemos”, avalia.

Essa nova proposta de formação é dedicada a analisar os impactos negativos dos tratados de “livre” comércio e investimento na região, há duas décadas e meia do seu início. A iniciativa, desenvolvida de forma bilíngue em espanhol e português, conta com o auspício da Escola de Política e Governo da Universidade Nacional de San Martín.

Mais de duas décadas e meia passaram desde que os TLC desembarcaram na América Latina. Prometeram desenvolvimento, crescimento do emprego, diversificação de importações, transferência de tecnologia, entre outros benefícios, mas nem esse nem os outros tratados que vieram depois cumpriram isso.

Em contrapartida, as demandas milionárias de empresas aos Estados, a desindustrialização, o encarecimento dos medicamentos, a privatização das sementes, a destruição ambiental e a violação dos direitos dos trabalhadores, comunidades originárias e mulheres, formam parte dos seus impactos negativos mais visíveis.

Através de um seminário online de seis semanas, de modalidade virtual e bilíngüe, aberta e gratuita, se abordarão questões como:

– Promessas não cumpridas dos TLC e TBI

– Impacto sobre os Direitos Humanos: saúde, ambiente e alimentação

– O esvaziamento do sistema público

– Proteção dos investimentos estrangeiros e demandas aos Estados

– Impacto sobre o mundo do trabalho e sobre as mulheres

– Desafios, alternativas e ações futuras

(Fonte: CLATE)



SINTSEF

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado da Bahia – SINTSEF/BA, foi fundado em 27 de agosto de 1989 e possui como lema ser: um elo de solidariedade e luta


Contate-nos

Ligue pra gente



Cadastre o seu e-mail


Tópicos