09/05/2022 – O Coordenador de Políticas Sindicais do SINTSEF-BA, Antonio Capila Sobrinho, defensores do Meio Ambiente e GRACPONMA – Grupo de Apoio a Cultura Popular do Nordeste e Meio Ambiente reuniram-se no último sábado, 07/05, em Serrinha-Bahia, com presidente da Frente Parlamentar Mista Ambientalista da ALBA, Marcelino Galo (PT) com o objetivo de discutir a seguinte pauta: Agroecologia; Ações e Projetos de Lei para Preservação e Convivência com a Natureza e nivelamento de informações sobre a situação do estoque de Malathion na Central de UBV em Serrinha-Bahia.
“A sociedade brasileira, que já viu a dimensão dos impactos e dos prejuízos socioambientais, precisa estar vigilante, organizada para lutar e não permitir que haja mais retrocessos”, afirmou Galo. A agroecologia é um dessas iniciativas para mudar o cenário. O assunto está cada vez mais presente nos debates em torno do desenvolvimento sustentável e da preservação do meio ambiente.
Indo na contramão da agricultura tradicional, essa forma alternativa de cultivar tem sido adotada para superar os danos causados à biodiversidade e à sociedade como um todo pela prática da monocultura, do emprego dos transgênicos, dos fertilizantes industriais e dos agrotóxicos, por exemplo.
Capila ressaltou que o governo Bolsonaro estimula um projeto de destruição do meio ambiente. “É um governo que defende flexibilizar a legislação ambiental para avançar sobre o que já vem sendo arruinado, desacredita e zomba da ciência e ignora os alertas sobre as mudanças climáticas, resultantes do aquecimento global”, destacou. Ele citou ainda o regime de favorecimento para o agronegócio, a liberação indiscriminada de agrotóxicos (alguns até proibidos em outros países), além dos ataques a ambientalistas, sindicalistas, ONGs, índios, quilombolas, agricultores familiares e a população ribeirinha. “Somente unidos e organizados na luta superaremos essa página infeliz de nossa história”, observou.
O SINTSEF-BA tem feito a sua parte, como a incansável luta do Núcleo Nordeste na cobrança de soluções para o problema do armazenamento inadequado do Malathion na Central de UBV (Ultra Baixa Volume), em Serrinha-BA. Estoques do produto encontram-se num depósito da UBV aguardando há 26 anos o descarte apropriado. Os resíduos estão acondicionados em várias bombonas e acidentes acontecem com frequência no local. A exposição ao calor, o tempo e o próprio contato com o produto químico ajudam a corroer os recipientes e favorecem os vazamentos. O veneno contamina o solo e o ar, trazendo graves impactos no meio ambiente e para a população e, evidentemente, para os trabalhadores (as).
A reunião aprovou a realização de uma Audiência Pública da Frente Parlamentar Mista Ambientalista da Bahia, SINTSEF-BA, SINDAE e Câmara Municipal de Serrinha para discussão do tema: Malathion e outros produtos químicos nocivos à saúde e natureza, há 26 anos armazenados na Central de UBV, aguardando a remoção. A solicitação da Audiência foi protocolada hoje e deverá acontecer no dia 08 de junho de 2022, às 09h, no Plenário da Câmara, em Serrinha.