Pular para o conteúdo

Primeira turma de empregados da EBSERH completa 10 anos

16/12/2024 – No último dia 15/12, a primeira turma de empregados(as) a ingressar na EBSERH completou 10 anos. Há 10 anos, também, foi assinado o primeiro Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria, mediado pela CUT, sindicatos gerais e a CONDSEF/FENADSEF.

Um início turbulento, de grandes dificuldades, sem dúvida, mas onde já se destacava o compromisso das entidades sindicais da base da CONDSEF/FENADSEF com a defesa intransigente dos interesses dos empregados(as). Ao longo dessa década, a CONDSEF/FENADSEF e demais entidades filiadas à Confederação, como o SINTSEF-BA, promoveram um trabalho vitorioso em conjunto com a categoria mostrando que a organização e o esforço conjunto aliados imprescindíveis dos trabalhadores. 

De lá para cá, os obstáculos não deram trégua e até se intensificaram. A luta contra o autoritarismo e o desinteresse com a vida humana deu lugar ao embate contra os interesses excludentes do mercado financeiro. Como se não bastasse, o Congresso Nacional é dominado, majoritariamente, pelo lobby de grandes segmentos econômicos, que muito pouco ou quase nada fazem pelas causas urgentes da classe trabalhadora. 

Longe de se desestimularem, no entanto, empregadas e empregados da EBSERH têm buscado o sindicato e a Confederação, organizando-se e lutando por seus direitos e benefícios. “Sabem que isso não é concedido de mãos beijadas por governos ou gestores, mas sim conquistados à custa de muita resistência, organização e luta”, recorda o Coordenador de Políticas Públicas do SINTSEF-BA, Elton Leonardo Souza Oliveira e também empregado da EBSERH. Ele entende que o papel dos trabalhadores não pode ser ignorado na consolidação da EBSERH nestes dez anos e por isso eles exigem cada vez mais respeito e valorização profissional como contrapartida. 

Comprometidos com a prestação de serviços à comunidade em que estão inseridos e com a execução das políticas públicas, os empregados são fundamentais para o cumprimento da missão institucional da Empresa: garantir que os hospitais universitários federais prestem assistência de excelência no atendimento às necessidades de saúde da população, de acordo com as orientações do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O SINTSEF-BA parabeniza a categoria pela data simbólica e histórica, ao tempo em que deseja, para os próximos dez anos ou mais, que essa trajetória de lutas siga firme, impulsionando os avanços do setor. Para o futuro, muitas reuniões, mobilizações, assembleias ou até greves são apostas certeiras. Assim como as horas de sacrifício e dedicação de representantes eleitos pela categoria para negociar causas de interesse de todos os empregados. Mas sem esforço não há triunfos e isso se constrói coletivamente, na unidade, aprendizado e mobilização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *