Pular para o conteúdo

Mensalidade Sindical + Aviso Dia do Comerciário

  • Populares

18/10/2019 – Os filiados ao SINTSEF-BA terão suas mensalidades sindicais alteradas em novembro, por ocasião do recebimento do décimo-terceiro salário nos vencimentos dos trabalhadores do serviço público federal. A ocorrência do índice da mensalidade sobre o décimo-terceiro salário acontece para filiados da ativa e aposentados desde 2009 e para os pensionistas desde 2013. Os valores são fracionados em duas etapas no ano (julho e novembro), de forma a não onerar os vencimentos dos trabalhadores. O desconto é isolado e não implica em reajuste do valor da mensalidade sindical, que permanece em 1% (um por cento) do vencimento bruto de cada filiado.

A arrecadação extra ajuda o SINTSEF-BA a organizar os trabalhadores para a luta por mais direitos, que a cada ano aumenta em dimensão. Em 2019, já participamos de inúmeras atividades de rua, mobilizações e diversas assembleias de base e mobilizações, realizadas na capital e interior, que não param, e visam preparar e alertar os trabalhadores para a importância de derrotar o governo Bolsonaro. Propostas como a reforma da Previdência, a Reforma Administrativa e outras que afetam diretamente o bolso e os direitos dos trabalhadores, seguem no Congresso à espera de uma brecha para serem votadas. Sem o enfrentamento necessário por parte da sociedade – de todos nós, unidos na luta em torno desse mesmo objetivo – elas serão aprovadas facilmente, aniquilando de vez com direitos arduamente conquistados pela sociedade brasileira.

As obrigações da luta sindical, como despesas administrativas, participação em atividades dentro e fora do estado, contribuições a entidades nacionais a quem o sindicato é filiado (e que ajudam a amplificar a mobilização), obrigaram o SINTSEF-BA a buscar o apoio de sua base. Mesmo assim, diante do expressivo volume de gastos extras, o sindicato preferiu esta forma de contribuição a aumentar o percentual da sua mensalidade, cobrar o imposto sindical ou outras taxas de custeio, como a taxa negocial, destinada ao pagamento das despesas jurídicas, técnicas e administrativas das negociações.

E é dessa forma, com o apoio de sua base, que o sindicato continuará cada vez mais forte e independente.

AVISO – Dia do Comerciário

Na ocasião do feriado do Dia do Comerciário, por razões de segurança, nosso expediente será suspenso nessa segunda-feira, 21 de outubro. Abriremos normalmente na terça-feira, 22, das 08 às 17h.