Pular para o conteúdo

Luta e esperança marcam homenagens pelo Dia do(a) Aposentado(a)

  • Populares

08/11/2022 – Neste dia 08 de novembro, o SINTSEF/BA parabeniza aposentados e aposentadas do Serviço Público Federal: homens e mulheres que em suas vidas de trabalho dedicaram-se sempre por um serviço público digno e de qualidade. E, ainda hoje, seguem empunhando bandeiras exigindo o respeito que merecem, paridade, integralidade dos pontos na aposentadoria, dentre tantas outras coisas.

Além de defender a valorização das aposentadorias e pensões, a categoria reivindica políticas públicas que garantam o seu acesso a serviços essenciais como medicamentos, assistência médica, transporte e lazer. Há anos que centrais sindicais como a CUT, a CONDSEF/FENADSEF, o SINTSEF-BA e as entidades representativas dos aposentados cobram, sem resposta, a criação de programas de governo nessa direção.

O governo Bolsonaro, como se sabe, trabalhou no sentido contrário a esse, sendo negligente, inepto ou desmontando o modelo de previdência brasileiro com contrarreformas de cunho ultraliberal para atender aos interesses do capital financeiro.

A Previdência Social é o maior programa de redistribuição de renda existente no país. Ela reduz as desigualdades sociais, corrige as injustiças ao garantir a cidadania, impulsiona as economias locais, evita o êxodo rural. Visando apenas o próprio lucro, o sistema financeiro quer romper com o modelo redistributivo e de combate à pobreza de olho no grande fundo que sustenta a seguridade social.

“Bolsonaro atuou para destruir esses pilares fundamentais da seguridade social brasileira”, denuncia Tânia Oliveira, Coordenadora de Assuntos de Aposentadoria e Previdência do SINTSEF-BA. “Para o próximo governo Lula”, prossegue ela, “queremos ser ouvidos e poder contribuir para reverter este quadro. E será assim, à luz da democracia e da unidade na luta, que caminharemos rumo à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.