Em tempos de pandemia, servidores federais fizeram um Dia Nacional de Luta diferente

Em tempos de pandemia, servidores federais fizeram um Dia Nacional de Luta diferente

29 de maio de 2020

28/05/2020 - Servidores públicos federais da base da CONDSEF/FENADSEF realizaram protestos em todo o país no dia de ontem, 27/05. Em virtude do respeito às regras de isolamento social, necessárias para evitar o contágio pelo vírus do COVID-19, as manifestações do Dia Nacional de Lutas foram diferenciadas desta vez: os sindicalistas registraram os protestos em vídeo.

Os cartazes trazendo palavras de ordem e frases para mobilização da categoria, eram unificados em torno da pauta “Fica, serviço público” e “Fora Bolsonaro”. Em Salvador, o feriado antecipado não desmotivou a luta do SINTSEF-BA e a entidade teve o cuidado de evitar a concentração de pessoas em aglomerações.  Alguns dirigentes gravaram o protesto na porta do INCRA. Outros preferiram enviar os vídeos da própria casa ou outros ambientes. Núcleos regionais como o Nordeste, em Serrinha, e o Sul, em Itabuna, também marcaram presença na atividade.

Pedro Moreira, Coordenador Geral do SINTSEF-BA, servidor civil do Ministério da Marinha, defendeu o impeachment já e lembrou a importância do INCRA no âmbito do serviço público. Carlos Borges, Coordenador Jurídico do SINTSEF-BA e servidor do INCRA, lembrou os dois trabalhadores do órgão mortos pelo novo coronavírus em Porto Velho (RO) e Brasília (DF) e destacou que “enquanto a pandemia avança, o governo segue fazendo reformas e colocando no bolso dos servidores granadas para derrubar a terceira torre: a do serviço público”. Celso Fernandes, Coordenador de Comunicação e Imprensa, e servidor da CONAB, apontou o momento de crise dupla – sanitária e política. Com um cartaz que pedia a defesa das empresas estatais, recorreu a uma metáfora da relação do rio com o mar para chamar a categoria à luta: “É preciso entender que quando o rio perde força, o mar lhe rouba todo o espaço. Precisamos nos unir para colocar esse governo no seu limite”. Ainda em Salvador, a Coordenadora de Saúde do Trabalhador, Lucinha Félix, manifestou-se contrária ao desmonte dos órgãos ambientais: “Não queremos militarização. Chega!”.

No Núcleo Sul, a Coordenadora de Administração do SINTSEF-BA, Isabel Cristina Machado, servidora do MAPA/CEPLAC, optou por reunir diversas pautas num mesmo cartaz e protestou junto a outros trabalhadores: “Por amor ao Brasil, pela manutenção do serviço público e o direito dos trabalhadores, fora Bolsonaro!” Pelo Núcleo Nordeste, em Serrinha, o Coordenador de Políticas Sindicais, Antonio “Capila” Sobrinho, pediu licença à Mãe Natureza e à sua ancestralidade para defender a revogação da EC 95/2016: “(A emenda) faz parte do projeto neoliberal, de ajuste fiscal que destrói o serviço público, retira direitos da classe trabalhadora e causa impacto nas políticas públicas e sociais”.

Também de Serrinha, Antônio Paulo Reis Barbosa, o “Paulo Bahia, da base do SINTSEF-BA, deu uma alerta sobre esse governo que escolheu o serviço público federal como um dos principais motivos de perseguição. “A reação tem que ser total. Vamos dizer não a Bolsonaro. Reaja, servidor público federal!”. Na região oeste, em Santa Maria da Vitória, o Coordenador da Delegacia Sindical local, Valdir Cassemiro de Carvalho, exigiu respeito e investimentos para um serviço público de qualidade para toda a população. Por sua vez, a Coordenadora de Assuntos de Aposentadoria e Previdência do sindicato, Tânia Oliveira, solidarizou-se às famílias que perderam seus entes queridos para a COVID-19 e homenageou os trabalhadores e trabalhadoras que morreram exercendo a sublime missão de salvar vidas. Representando a Delegacia Sindical de Itaberaba, Altair Oliveira repudiou o governo Bolsonaro, que quer destruir a classe trabalhadora e o serviço público.

Os vídeos do Dia Nacional de Luta serão publicados em nossa página e nas redes sociais (Instagram: @sintsef_bahia e Facebook: @sintsef ) Visite, acesse e comente.



SINTSEF

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado da Bahia – SINTSEF/BA, foi fundado em 27 de agosto de 1989 e possui como lema ser: um elo de solidariedade e luta


Contate-nos

Ligue pra gente



Últimas Notícias



Cadastre o seu e-mail


Tópicos