EM SEMINÁRIO ONLINE, CONDSEF/FENADSEF DEBATE DESAFIOS DO MOVIMENTO SINDICAL NO MUNDO PÓS PANDEMIA

EM SEMINÁRIO ONLINE, CONDSEF/FENADSEF DEBATE DESAFIOS DO MOVIMENTO SINDICAL NO MUNDO PÓS PANDEMIA

1 de dezembro de 2020

O ambiente de globalização econômica, dominada por políticas de Estado mínimo, é desfavorável ao trabalho e à ação coletiva, assim como coloca o desafio da reinvenção do movimento sindical

30/12/2020 – Nesta quarta-feira, 09/12, em dois turnos (das 09 às 13h e das 14h30 às 18h30, a CONDSEF/FENADSEF realizará o seminário Seminário Nacional “OS DESAFIOS DO MOVIMENTO SINDICAL NO MUNDO PÓS PANDEMIA”, que será online e transmitido pela plataforma Zoom.

O evento terá o seguinte temário:
1. A conjuntura e as propostas de reforma sindical em discussão no Congresso Nacional;
2. Diagnóstico e ações das filiadas frente às medidas do governo;
3. O futuro dos sindicatos ou os sindicatos do futuro: perspectivas para a organização dos servidores públicos Federais.

A ideia do evento é discutir alternativas para a classe trabalhadora em meio a um cenário de grandes transformações e adversidades em todo o planeta: enfrentamento do autoritarismo e do fascismo, com suas (nem tão) novas caras e expressões, reconstrução dos pilares democráticos sistematicamente atacados pelas políticas neoliberais, busca de novos modelos de organização sindical. Tudo isso sem perder de vista o combate diário ao arrocho salarial, desemprego, precarização do trabalho, arrocho salarial e outras moléstias que são parte integrante da agenda regressiva contra o sindicalismo.

A pandemia de COVID-19, obviamente, apenas complexificou ainda mais os desafios que temos pela frente, mas também mostrou a importância de valorizar o serviço público e seus trabalhadores. Profissionais de diversas áreas que fazem a diferença expondo-se ao risco não apenas na linha de frente dos hospitais, mas também nas ruas ou garantindo a preservação de serviços essenciais durante o isolamento.

Segundo os organizadores do evento, o ambiente de globalização econômica, dominada por políticas de Estado mínimo, é desfavorável ao trabalho e à ação coletiva, assim como coloca o desafio da reinvenção do movimento sindical. Em geral, preliminarmente, consideramos crítica a situação da força de trabalho na base da categoria representada pela CONDSEF/ FENADSEF, o que reflete fortemente na sua organização sindical. Perceber os desafios para o movimento sindical; como é hoje e como precisará ser amanhã? Qual tipo de sindicato os trabalhadores precisarão construir, para enfrentar as cruéis adversidades impostas pelas classes dominantes?

Como se vê, os obstáculos apenas se acumulam e as entidades precisam estar atentas, unidas e organizadas. Por isso, um dos focos do seminário será justamente a defesa dos serviços públicos como instrumento de direitos e inclusão das populações, tendo por tarefa complementar buscar meios de enfatizar para a sociedade os servidores públicos nas condições de agentes executores das ações estatais.

Participe das discussões e contribua com o debate.



SINTSEF

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado da Bahia – SINTSEF/BA, foi fundado em 27 de agosto de 1989 e possui como lema ser: um elo de solidariedade e luta


Contate-nos

Ligue pra gente



Cadastre o seu e-mail


Tópicos