Dia do servidor marca a resistência e luta contra os ataques à categoria

Dia do servidor marca a resistência e luta contra os ataques à categoria

28 de outubro de 2019

28/10/2019 - Neste segunda-feira, 28, lembramos de mais um Dia do Servidor Público. Deveria ser um dia de celebração, mas diante do cenário político-econômico sombrio em que o país está imerso não há o que comemorar. Os trabalhadores do serviço público são vítimas potenciais do chamado “ajuste fiscal” do governo, medidas que promovem o desmonte dos serviços públicos e atacam direitos sociais assegurados pela Constituição Federal de 1988.

Os projetos e medidas do governo Jair Bolsonaro reduzem significativamente o papel do Estado. Aprovados ou ainda em andamento, eles assombram pelo grau de retrocesso que significarão, quando postos em prática. Além da Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista, do congelamento de salários e investimentos nas políticas sociais por 20 anos, temos o corte brutal de verbas públicas para setores essenciais como saúde, educação, ciência e tecnologia, além da Reforma Administrativa, que prevê o fim da estabilidade no serviço público, entre tantas outras perversidades.

O falso discurso do “inchaço do Estado”, propagandeado pela imprensa, prejudicou sobremaneira, nos últimos anos, as negociações da categoria. Numa estratégia mentirosa e calculada, trabalhadores do setor público são uniformemente tratados como “marajás”, privilegiados do sistema. Uma simples consulta desmonta esta tese: a maioria dos servidores do Executivo, base do SINTSEF-BA e da CONDSEF/FENADSEF recebe os piores salários da União, menos que o teto do INSS.

Entidades como o SINTSEF-BA, a CUT e a CONDSEF/FENADSEF, que sempre trilharam lado a lado os caminhos percorridos pelos servidores públicos federais, são unânimes em apontar a direção a ser seguida para reverter essa onda de ataques. “Só conseguiremos resistir e fazer valer nossos direitos indo às ruas, com os trabalhadores dialogando com a sociedade, expondo a sua condição, com a categoria lutando unida e mobilizada”, afirma Pedro Moreira. Coordenador Geral do SINTSEF-BA.

Para a CONDSEF/FENADSEF, é por meio da pressão e vigília constantes que a população vai conseguir avançar naquilo que defende. O trabalho dos servidores públicos é a força que faz funcionar todas as politicas públicas do país, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e o bem estar da população. Não podemos e não vamos descansar até que nossas reivindicações mais urgentes sejam ouvidas e atendidas. Por meio da luta, vamos continuar cobrando valorização profissional e investimentos públicos adequados que vão refletir em serviços de qualidade para a sociedade.

Vamos fazer do dia do servidor público também um dia de reflexão e luta pela valorização dos servidores e do serviço público.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


SINTSEF

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado da Bahia – SINTSEF/BA, foi fundado em 27 de agosto de 1989 e possui como lema ser: um elo de solidariedade e luta


Contate-nos

Ligue pra gente