03/03/2026 – A CONDSEF/FENADSEF, a ASNAB e a FISENGE convocam os empregados (as) da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB para participarem da Reunião Informativa Virtual Nacional da categoria, que será realizada no dia 05/03/2026 (quinta-feira), às 9h30, via Zoom (https://us02web.zoom.us/j/83950658158?pwd=ApStSVJvhhdDAcdEMXKq1KSb7fEMvS.1 ), tendo como pontos de pauta:
1. Análise de conjuntura;
2. Informes e orientações sobre a luta pela atualização do PCCS 2009.
Ao final de 2025, as entidades representativas dos trabalhadores da Conab iniciaram uma nova fase de debates sobre a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), em vigor desde 2009. Em reunião realizada no dia 13 de novembro, com a participação da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGEP), do grupo de trabalho da empresa, consultores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e das entidades sindicais, foi apresentada parte do estudo técnico elaborado pela instituição.
O material aponta mudanças relevantes na estrutura atual do plano e deverá ser objeto de uma série de reuniões para garantir os devidos esclarecimentos à categoria. Com esse objetivo, as entidades estão propondo a definição de um cronograma de encontros para discussão do tema.
A meta é assegurar que qualquer alteração no PCCS esteja alinhada aos interesses dos trabalhadores. Após a rodada inicial de esclarecimentos sobre os pontos apresentados no estudo, estão previstas plenárias informativas com os empregados da empresa. Nessas atividades, as representações sindicais irão recolher sugestões, críticas e propostas, podendo construir contrapropostas, se necessário.
O Coordenador de Comunicação e Imprensa do SINTSEF-BA, Celso Sant’Anna, trabalhador da CONAB, reforçou a importância da unidade na luta e participação ativa da categoria:
Estamos tratando de uma pauta estratégica, que impacta diretamente a valorização profissional e as condições de trabalho. Transparência e unidade serão fundamentais para que nenhum direito seja fragilizado e para que avancemos na construção de um plano mais justo.
As entidades reiteram o compromisso com um processo transparente e destacam que este é um momento decisivo, que exige mobilização e coesão dos trabalhadores diante das possíveis mudanças no PCCS.
(com informações do SINTSEF-CE)

Diante de tais informações, aproximadamente quando nós empregados teríamos conhecimento das evoluções salariais?
Agradeço pela atenção gentileza!
Luiz Alves Fernandes
Secof/Gefad GO