15/04/2021 – Acontece na manhã desta quinta-feira, 15, uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo de Entidades da Condsef/Fenadsef (CDE). O evento está sendo realizado por videoconferência, em respeito à necessidade de distanciamento social e cumprimento de protocolos de segurança determinados pelas autoridades sanitárias para evitar o contágio da COVID-19. Participam da reunião membros da Direção Nacional da Condsef/Fenadsef e representantes das entidades filiadas, como o Sintsef Bahia.
Além dos informes nacionais, a pauta inclui uma Apresentação sobre a pesquisa da FIOCRUZ (Trabalhadores Invisíveis da Saúde); Campanha Nacional contra a Reforma Administrativa (PEC 32/20); Encaminhamentos.
A Reforma Administrativa proposta pelo governo federal pode acabar com o serviço público no Brasil e por isso precisa ser combatida. A campanha nacional quer alertar a sociedade para os perigos apresentados por essa proposta. Só uma pressão intensa será capaz de fazer com que o Congresso nacional rejeite a Reforma e entenda a importância do trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público das três esferas na prestação de serviços à população.
“Nosso objetivo é acabar com as ‘fake news’ do governo Bolsonaro de que a reforma reduziria os gastos públicos. É a mesma mentira utilizada para aprovação das Reformas anteriores, como a da Previdência, que só retirou direitos dos trabalhadores e prejudicou a população de baixa renda”, diz Pedro Moreira, Coordenador Geral do Sintsef-BA. Essas reformas desconsideram a realidade brasileira – marcada pelo trabalho informal especialmente para as pessoas de menor escolaridade e renda – que dependem do serviço público para alcançarem o mínimo de cidadania.
Por isso é tão importante que as entidades repudiem esses discursos oportunistas e desenvolvam campanhas educativas contra a reforma, que precisam ser fortalecidas também nas redes sociais, acionando os deputados e senadores, com a participação de todos e todas. E o momento é esse, já que, segundo a Agência Câmara, o relator da PEC da Reforma na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara, deputado Darci de Matos (PSD-SC), pretende definir, na próxima semana, um novo cronograma consensual e mais amplo de audiências públicas para discutir o tema com entidades de juristas, servidores públicos, setor produtivo e outras áreas interessadas.
Junte-se a nós nesta luta. Diga NÃO à Reforma Administrativa!