Pular para o conteúdo

CONEN debate 191 anos da Revolta dos Malês em reunião virtual

  • Populares

23/01/2025 – A Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN) promove, no próximo domingo, dia 25, às 9h, uma reunião virtual para debater os 191 anos da Revolta dos Malês (1835–2026). A atividade, realizada de forma on-line, reforça a importância histórica da insurreição protagonizada por negros e negras escravizados na Bahia, símbolo de resistência, organização política e luta por liberdade. A CONEN é entidade parceira do SINTSEF-BA, que apoia e divulga a iniciativa.

O encontro propõe uma reflexão sobre o legado da Revolta dos Malês e sua atualidade no enfrentamento ao racismo estrutural, na defesa de direitos e na valorização da memória negra no Brasil. A atividade também busca fortalecer o diálogo entre movimentos sociais, entidades sindicais e organizações do movimento negro em torno da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Para a coordenadora geral do SINTSEF-BA, Erilza Galvão, o debate é fundamental:

A REVOLTA

A Revolta dos Malês foi uma das mais importantes rebeliões de pessoas negras escravizadas e libertas no Brasil, ocorrida em Salvador, em janeiro de 1835, durante o período regencial. Liderada principalmente por africanos muçulmanos, conhecidos como malês, a revolta foi cuidadosamente organizada e tinha como objetivo combater a escravidão, a opressão racial e a perseguição religiosa.

Os malês eram, em sua maioria, africanos alfabetizados em árabe, muitos oriundos das regiões da atual Nigéria e Benim, e mantinham fortes laços culturais, religiosos e políticos. A insurreição foi planejada para libertar pessoas escravizadas, tomar pontos estratégicos da cidade e afirmar o direito à liberdade e à prática religiosa islâmica, então proibida pelas autoridades.

Embora a revolta tenha sido  duramente reprimida pelo Estado, com prisões, execuções, deportações e o endurecimento da repressão contra a população negra, seu legado permanece como símbolo de resistência, organização política e protagonismo negro. A Revolta dos Malês revelou o medo das elites diante da capacidade de articulação dos africanos escravizados e marcou profundamente a história das lutas contra a escravidão e o racismo no Brasil.

A reunião será realizada pelo Google Meet. Para participar, basta acessar o link:
https://meet.google.com/bvd-xtzc-ajf](https://meet.google.com/bvd-xtzc-ajf)
ou abrir o aplicativo e digitar o código: bvd-xtzc-ajf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *