Pular para o conteúdo

Mesa Setorial do Incra inicia 2026 com foco em avanços na pauta

16/01/2026 – A Condsef/Fenadsef participou, na terça-feira (13/1), da primeira reunião de 2026 da Mesa Setorial do Incra, que correspondeu ao quinto encontro do atual ciclo de debates. A reunião teve como principais pontos a avaliação dos encaminhamentos já realizados, a definição do calendário anual e a cobrança de respostas concretas para reivindicações históricas dos servidores e servidoras do órgão.

No campo salarial, a Confederação voltou a denunciar as distorções geradas pelos Projetos de Lei nº 5.893/2025 e nº 6.170/2025, que deixaram as carreiras de Reforma e Desenvolvimento Agrário em desvantagem frente a outras do serviço público federal. Como encaminhamento, foram enviados ofícios ao Incra, ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), solicitando a correção da tabela remuneratória com alinhamento ao PL 6.170/2025, além da articulação de emenda parlamentar sobre o tema.

Outras pautas também estiveram na mesa, como o acompanhamento da posse dos novos servidores — cujo prazo final é 28 de janeiro —, a criação de uma força-tarefa para análise de documentação, a cobrança da minuta da portaria da CIPA e a instalação de grupos de trabalho sobre avaliação de desempenho, PGD e combate ao assédio. A Condsef/Fenadsef ainda solicitou a apresentação do planejamento institucional do Incra para 2026, incluindo ações de Reforma Agrária e valorização dos servidores, além da reavaliação do indeferimento da reintegração de uma servidora anistiada. Ficou definido que as reuniões ordinárias da Mesa ocorrerão bimestralmente, com reunião extraordinária marcada para 5 de fevereiro, quando será fechada a pauta anual de reivindicações da categoria.

(com informações da Condsef/Fenadsef /// Foto: Reprodução/DR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *