TRABALHADORES DO IPHAN MOBILIZAM-SE CONTRA RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS

TRABALHADORES DO IPHAN MOBILIZAM-SE CONTRA RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS

14 de agosto de 2020

A categoria está organizada, discutindo formas de resistir a essa decisão arbitrária que representa uma ameaça à saúde dos trabalhadores e de seus familiares.

13/08/2020 – Servidores do IPHAN definirão em assembleia convocada pelo SINTSEF-BA estratégias de reação contra o possível retorno às atividades presenciais do órgão, previsto para a próxima segunda-feira, 17/08. A assembleia será realizada nesta sexta-feira, 14 de agosto, às 15h, em primeira convocação e às 15h30, em segunda convocação, com qualquer número de presentes, na plataforma Google Meet ( https://meet.google.com/hcy-zcgi-cvj ). O objetivo é discutir e deliberar sobre a seguinte ordem do dia:

  1. Informes;
  2. Pandemia e modalidades de processo de trabalho; legislações da Gestão Cultura/ IPHAN;
  3. Mobilização do Setor da Cultura: organização dos trabalhadores; reivindicações; modalidades e indicativos de greve (convencional x sanitária);
  4. Escolha de delegados para Encontro Nacional dos Trabalhadores da Educação e Cultura da base da CONDSEF, em 15 de agosto de 2020, a partir das 09h00, na modalidade virtual/ plataforma ZOOM;
  5. Encaminhamentos

A assembleia do SINTSEF-BA também elegerá delegados para o Encontro do Departamento de Educação e Cultura da CONDSEF/FENADSEF, que acontece no sábado. A CONDSEF/FENADSEF está empenhada em reverter a decisão do IPHAN de fazer com que os servidores retornem ao trabalho presencial. A pandemia do novo coronavírus já matou mais de 100 mil pessoas em todo o Brasil nos últimos 4 meses e os riscos de infecção ainda são enormes. Sergio Ronaldo, Secretário Geral da entidade, informou que encaminhou ofício ao órgão e ligou para o gabinete da Presidência solicitando uma reunião para debater a continuidade do trabalho remoto. O chefe de gabinete informou que se reuniria ontem com a Presidenta da instituição e daria o retorno devido para a Confederação, mas isso não ocorreu.

Os trabalhadores seguem organizados e discutindo formas de resistir a essa decisão arbitrária que representa uma ameaça à sua saúde e a de seus familiares. O distanciamento social ainda é a melhor maneira de prevenir a contaminação. Diversas assembleias, reuniões e encontros aconteceram, sempre em regime de videoconferência, desde o anúncio da data de retorno.

Entre as propostas apresentadas no último encontro do Comando de Mobilização do IPHAN, está justamente a de fazer assembleias de mobilização nos estados para a construção de uma greve sanitária em defesa da vida. É na unidade dos trabalhadores que se reforça a luta da categoria em busca de avanços no trato com o governo.

Clique aqui e confira o Edital da Assembleia do IPHAN 



SINTSEF

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado da Bahia – SINTSEF/BA, foi fundado em 27 de agosto de 1989 e possui como lema ser: um elo de solidariedade e luta


Contate-nos

Ligue pra gente



Cadastre o seu e-mail


Tópicos