HERÓIS DA REVOLTA DOS BÚZIOS SÃO HOMENAGEADOS EM SALVADOR

HERÓIS DA REVOLTA DOS BÚZIOS SÃO HOMENAGEADOS EM SALVADOR

14 de agosto de 2020

Ao participar de eventos assim, o SINTSEF-BA marca sua posição nos debates identitários e nas lutas étnico-raciais e de classes da atualidade.

13/08/2020 – Há 222 anos Salvador foi palco de um dos movimentos populares mais importantes do Brasil Colonial (e até mesmo da História do Brasil como um todo): a Revolta dos Búzios. Também conhecida como Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates, o movimento foi protagonizado por homens de condições sociais distintas, incluindo aí negros libertos e escravos. Influenciada por ideais libertários, como os da Revolução Francesa, reivindicava transformações políticas e sociais profundas e de naturezas diversas, como o fim da escravidão, a proclamação da República e abertura dos portos às nações estrangeiras.

Um ano após o início das lutas, a Revolta foi duramente reprimida pelo Império. Suas lideranças, os alfaiates João de Deus do Nascimento e Manuel Faustino, e os soldados Lucas Dantas de Amorim Torres e Luiz Gonzaga das Virgens e Veiga, foram enforcadas e esquartejadas na Praça da Piedade, centro da capital baiana, onde até hoje estão localizados seus bustos comemorativos esculpidos em bronze.

Para celebrar o aniversário da Revolução, o SINTSEF-BA participou na terça-feira, 11/08, de um Web Ato exibido pela TV CAM (emissora da Câmara Municipal de Salvador) que lembrou sua importância para as lutas antirracistas da contemporaneidade. Este ano, por conta da pandemia, a atividade foi essencialmente virtual. Mas ainda assim, representantes da CONEN – Coordenação Nacional de Entidades Negras, entidade parceira do SINTSEF-BA no evento, realizaram uma manifestação simbólica e colocaram flores nos bustos dos mártires.

O Coordenador de Políticas Sindicais do SINTSEF-BA, Antônio “Capila” Sobrinho, que representou o sindicato no evento, destacou a sua relevância. “Eventos assim trazem um ótimo conteúdo histórico, marcam a posição do sindicato nos debates identitários e nas lutas étnico-raciais e de classes da atualidade”, elogiou. Confira a seguir, imagens da atividade.

 

11
7
8
1
2
6
4
3
CAPA
12


SINTSEF

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado da Bahia – SINTSEF/BA, foi fundado em 27 de agosto de 1989 e possui como lema ser: um elo de solidariedade e luta


Contate-nos

Ligue pra gente



Cadastre o seu e-mail


Tópicos