SINTSEF-BA REALIZA ASSEMBLEIA COM TRABALHADORES DO IPHAN NESTA SEXTA, 07

SINTSEF-BA REALIZA ASSEMBLEIA COM TRABALHADORES DO IPHAN NESTA SEXTA, 07

6 de agosto de 2020

Categoria está preocupada com retorno às atividades presenciais. Confira pauta no edital anexo.

05/08/2020 – O SINTSEF-BA está convocando os trabalhadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para uma assembleia virtual nesta sexta-feira, 07, às 10h, na plataforma Google Meet ( https://meet.google.com/hcy-zcgi-cvj ) para discutir teletrabalho e a mobilização dos servidores do setor cultural durante a pandemia do novo coronavírus. A pauta completa pode ser lida no edital anexo. Na última sexta-feira, 31/07, a CONDSEF/FENADSEF promoveu um Encontro Nacional do setor (também à distância).  Segundo a Confederação, a preocupação central da categoria é com relação ao retorno ao trabalho presencial, considerado injustificável para a pasta neste momento de isolamento social.

No entendimento da CONDSEF/FENADSEF, esses trabalhadores não estão na linha de frente da pandemia e não há necessidade de realizar as funções no órgão, colocando suas vidas em risco de contaminação.

À frente da mobilização do setor, os trabalhadores do Iphan que integram o Coletivo de Servidores do Iphan alegam que o processo de portaria semanal tem estimulado assédio aos trabalhadores e afetado suas condições emocionais. Conforme detalham, as prorrogações do teletrabalho estavam sendo realizadas a cada 15 dias, sempre nos últimos dias antes do fim da vigência da portaria. De acordo com a Comissão gestora do Coletivo, os trabalhadores tinham uma semana de paz e de produtividade, mas na semana seguinte, ansiedade e medo em função da possível convocação para o retorno presencial em plena pandemia.

“Agora piorou”, explicaram membros da Comissão. “As últimas duas prorrogações foram publicadas com apenas uma semana de vigência, incluindo o indicativo de que, no término do prazo, as chefias seriam convocadas e, na semana seguinte, os demais servidores e colaboradores. Essa situação, como se sabe, favorece o desenvolvimento e o agravamento de quadros de depressão e pânico, entre outras condições psicológicas”, detalharam.

Clique aqui para ver o Edital

(Fonte: CONDSEF/FENADSEF)



SINTSEF

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado da Bahia – SINTSEF/BA, foi fundado em 27 de agosto de 1989 e possui como lema ser: um elo de solidariedade e luta


Contate-nos

Ligue pra gente



Cadastre o seu e-mail


Tópicos