Pular para o conteúdo

SINTSEF-BA presente na Marcha da Consciência Negra, em Salvador

18/11/2024 – Honrando a tradição, o SINTSEF-BA estará presente em mais uma Marcha da Consciência Negra Zumbi-Dandara dos Palmares, em Salvador, nesta quarta-feira, 20/11. A concentração será na praça do Campo Grande, no centro, a partir das 14h, de onde os manifestantes sairão rumo à Praca Castro Alves. Já em sua 45a edição, o evento é realizado em diversos locais do país no dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra no Brasil. O objetivo principal é promover a reflexão e a conscientização sobre a luta contra o racismo e a desigualdade racial.

Mais uma vez, o SINTSEF-BA caminhará ao lado da Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN) e prestará as devidas homenagens às memórias de lideranças negras de importantes frentes políticas históricas e contemporâneas. Os participantes sairão pelas ruas da cidade levando faixas, cartazes e gritando palavras de ordem em defesa dos direitos e da igualdade para a população negra. Além disso, serão realizadas diversas atividades culturais, como apresentações de dança e música, com o intuito de valorizar a cultura afro-brasileira e celebrar a resistência do povo negro.

Antônio Capila Sobrinho, Coordenador de  Políticas Sindicais do SINTSEF-BA, destaca que o sindicato sempre se posicionou, ao longo de sua existência, pelo respeito às diferenças, a favor do empoderamento e participação politica da população na luta por um Brasil sem racismo, preconceito e discriminação.

“A Marcha da Consciência Negra também serve como um espaço de denúncia e combate ao racismo, que ainda persiste na sociedade brasileira”, lembrou. Os participantes reivindicam políticas públicas que promovam a igualdade racial, o combate à discriminação e ao genocídio do povo negro e o respeito à cultura e às religiões de matriz africana.

É importante ressaltar que a luta antirracista não se limita apenas ao dia da marcha, mas deve ser uma constante em nossa sociedade. É preciso que todos estejam engajados, combatendo atitudes racistas, defendendo a inclusão social e um país mais justo e solidário. A Marcha da Consciência Negra, mais que um evento, é um movimento de resistência e de luta por direitos e reconhecimento para a população negra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − cinco =