Pular para o conteúdo

SINTSEF-BA engaja-se em ações da CUT para reforçar mobilização política  

  • Populares

13/07/2022 – O SINTSEF-BA participa, na tarde desta quarta-feira, 13, na sede da CUT-BA, de mais um módulo da oficina de formação em Comunicação – Brigadas Digitais e Comitês de Luta. A atividade visa preparar as lideranças sindicais com instrumentos de luta capazes de mobilizar trabalhadores e trabalhadoras para que o Brasil retome o rumo do desenvolvimento econômico e social. Na sequência, os participantes realizarão uma panfletagem na Estação da Lapa, às 17h.

A ação dos comitês será fundamental para reverter as consequências do péssimo desempenho da economia nos últimos anos, como desemprego, inflação e juros altos, fome e miséria e os ataques aos direitos dos trabalhadores e ao patrimônio nacional incluindo os serviços públicos, que teve início no governo do golpista Michel Temer (MDB) e se profundou no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Os Comitês de Luta se constituem pela união de um grupo de pessoas dispostas a contribuir para melhorar a vida do povo brasileiro. Cada Comitê deve estar sintonizado com as emergências do local onde atua e buscar organizar as pessoas para lutar por soluções.

Assim como as BRIGADAS DIGITAIS, são ações estratégicas da CUT que buscam ampliar a organização, a representatividade e a força política e social do movimento sindical nas ruas e nas redes, fundamental para a obtenção de conquistas para a classe trabalhadora nas disputas deste ano e em todas as lutas que virão daqui pra frente.

Os sindicatos e a militância sindical devem impulsionar a constituição desses comitês e conduzir a sua ação não apenas nas suas bases sindicais, mas também no seu território de representação, em aliança com as pessoas e organizações que compartilhem desse mesmo objetivo.

Qualquer pessoa pode tomar a iniciativa de organizar um comitê, seja ela sindicalista ou não. Basta seguir os seguintes passos: 1- Reúna as pessoas; 2 – Defina o foco da ação do Comitê; 3 – Cadastre o Comitê junto à CUT; 4 – Planeje e realize atividades.

Há um longo caminho a ser percorrido e muitos comitês, já existentes e atuantes, precisam ser cadastrados para integrarem a nossa rede de mobilização. Para apoiá-los nesse processo, a CUT Nacional produziu um conjunto de materiais de apoio e divulgação dos comitês e de nossa página de cadastro. Esses materiais, incluindo uma guia/cartilha explicando e orientando sobre o funcionamento dos comitês, estão disponíveis aqui: https://bit.ly/divulgacomitescut

(Informações da CUT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.