Pular para o conteúdo

Servidores Federais pressionam por reajuste salarial

  • Populares

26/01/2023 – A abertura da mesa de negociação permanente do governo com servidores do Executivo Federal está prevista para o início de fevereiro deste ano. Porém o trabalho de organização e pressão da categoria precisa ser imediato. Por isso, na próxima terça-feira, dia 31 de janeiro de 2023, os servidores do Executivo Federal promovem um Dia Nacional de Mobilização pelo reajuste salarial. O evento é organizado pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), em parceria com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), e será transmitido para todo o país pelo canal do Youtube do Fonacate.

Com a mobilização, a categoria espera pressionar pela retomada de um processo de negociações efetivo com servidores que foi interrompido desde 2016 com o golpe que provocou a saída da presidenta Dilma. Os servidores federais, pilares da democracia e do Estado, estão há seis anos sem recomposição salarial e ainda sofreram perdas com o aumento das alíquotas previdenciárias. No período, a inflação já corroeu 40% das remunerações.

“O aprofundamento de uma política ultraneoliberal somado ao descaso e ataques constantes do governo Bolsonaro (o primeiro em pelo menos vinte anos a não conceder nenhum percentual de reposição ao funcionalismo) agravaram a situação de abandono dos investimentos nos servidores e serviços públicos”, recorda Celso Fernandes, Coordenador de Comunicação e Imprensa do SINTSEF-BA.

Uma das reivindicações emergenciais apresentadas à equipe de transição é justamente a de um reajuste emergencial linear. O índice apresentado considerou o acumulado da inflação nos últimos quatro anos de governo Bolsonaro. Outros pontos urgentes são o arquivamento da PEC 32, proposta de reforma Administrativa de Bolsonaro-Guedes, e a revogação das EC´s 103/19 (Reforma da Previdência) e 95/16 (Teto de Gastos). O Dia Nacional de Mobilização pelo reajuste salarial será transmitido ao vivo pelo canal do Fonacate no YouTube (pelo link https://youtu.be/FMmk8Reb54w), na terça-feira, a partir das 14h. Dirigentes sindicais prometem responder dúvidas enviadas pelo Chat e, pela manhã, das 9h às 11h, ocorrerá o tuitaço: #RECOMPOSIÇÃOJÁ! Participe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *