15/11/2025 – O SINTSEF-BA participou, no último dia 11/11, em Salvador, da reunião da Bancada dos Trabalhadores, realizada na sede da CUT-BA. O encontro teve como objetivo analisar as propostas construídas nas conferências livres dos dias 29/10 e 05/11 e promover o alinhamento e unidade no diálogo entre as centrais sindicais. A iniciativa integra o processo preparatório para a Conferência Estadual do Trabalho, no próximo dia 28/11, em Salvador, etapa que reunirá trabalhadores, empregadores e governo para formular diretrizes de políticas públicas voltadas ao mundo do trabalho.
As propostas debatidas na etapa estadual alimentarão a construção de uma pauta mais ampla para a Conferência Nacional do Trabalho (CNT), programada para o período de 03 a 05/03/2026, em São Paulo. Coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a CNT é um espaço tripartite (reúne, em pé de igualdade, representantes do governo, dos trabalhadores e dos empregadores) e paritário que busca formular políticas públicas para promover um trabalho decente, inclusivo e sustentável em todo o país.
Para Gilene Pinheiro, secretária de Relações do Trabalho da CUT Bahia, o momento foi essencial para consolidar uma pauta unificada e fortalecer a voz da classe trabalhadora. Por sua vez, Erilza Galvão, Coordenadora Geral do SINTSEF-BA, que representou o sindicato na atividade, destacou a importância da união em torno do movimento sindical e da ampliação da participação dos trabalhadores(as).
Precisamos intensificar o debate sobre os impactos das novas relações de trabalho na vida dos trabalhadores (as), seguir na luta por mais direitos e ampliar a representação popular nos espaços de discussão. – Erilza Galvão, Coordenadora Geral do SINTSEF-BA.
(com informações e foto da CUT-BA)
