A viagem começou hoje pela manhã, em Serrinha, com uma assembleia na sede do Núcleo. A próxima etapa será em Bom Jesus da Lapa (dias 15 e 16/10). que, assim como em Itabuna (dias 12 e 13/11) será realizada em duas etapas seguidas: um dia para o encontro com o setor jurídico e o outro reservado para a eleição. A agenda ainda prevê visitas aos nùcleos Sudoeste, em Jequié (dia 23/10), e Norte, em Juazeiro, dia 30/10.
Os conteúdos e preparação das discussões já estão sendo elaborados com os núcleos regionais. O objetivo é discutir a conjuntura e ampliar a conscientização e organização dos trabalhadores em torno do cenário político e econômico cada vez mais sombrio que enfrentamos na atualidade.
O congelamento dos gastos públicos, a aprovação da reforma Trabalhista e o avanço da reforma da Previdência, somam-se o aprofundamento do desmonte no serviço público, com corte substancial de verbas orçamentárias, privatizações de empresas estratégicas, má gestão e descompromisso com o serviço público. Como consequência, o Brasil caminha a passos largos em direção a um abismo anunciado: perda de direitos e aumento da exclusão social, privando em nível ainda maior as classes menos favorecidas do acesso a políticas básicas, como saúde e educação de qualidade.
As necessidades e a dignidade dos trabalhadores do serviço público e daqueles que dependem desses serviços estão mais uma vez sendo desprezadas para atender aos interesses do mercado financeiro e de grandes grupos econômicos. Não podemos aceitar essa política desumana e corrupta: precisamos reagir. Somente organizados na luta conseguiremos intensificar a pressão e unir forças. A classe trabalhadora precisa barrar esses ataques e dar uma resposta firme nas ruas. Nenhum direito a menos!