NO PRÓXIMO DOMINGO, VOTE PARA MUDAR E MELHORAR

NO PRÓXIMO DOMINGO, VOTE PARA MUDAR E MELHORAR

14 de novembro de 2020

Antes de votar, procure conhecer a vida pública do candidato, o trabalho que desenvolveu até este momento e compare com suas promessas de campanha

13/11/2020 – As eleições municipais 2020 ocorrem no próximo domingo (15) e vão escolher quem serão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.568 municípios do país. No Brasil indicamos por meio do voto direto os candidatos que irão nos representar politicamente, numa espécie de transferência de responsabilidades, assegurando que o candidato escolhido tome decisões por nós, ou seja, concedendo-lhe a prerrogativa de tratar de assuntos que interessam à população. Em tese, a representatividade permite ao candidato eleito encaminhar ou votar projetos que estejam afinados com aquilo que desejamos para nossa cidade ou país.

Lamentavelmente, com o passar dos anos, o senso comum acostumou-se a observar o cenário político brasileiro de forma generalizada com ceticismo ou até cinismo. Infelizmente essa ideia de ver o poder público e seus representantes como corruptos ou corruptores trouxe uma descrença ampla na política e na democracia, além de favorecer a eleição de aventureiros fraudulentos e incompetentes, como na última eleição presidencial.

Para que uma pessoa o represente é interessante que compartilhe opiniões e ideias de mundo próximas ou iguais as suas. Antes de votar, procure conhecer a vida pública do candidato, o trabalho que desenvolveu até este momento e compare com suas promessas de campanha. Através da internet também ficou mais fácil investigar também a quais partidos eles estão/estiveram vinculados e de que lado esses partidos estiveram, por exemplo, durante a votação do impeachment (que formalizou o golpe de estado no Brasil em 2016, desrespeitou o voto de milhões de eleitores e destituiu uma presidenta democraticamente eleita) ou na eleição de Jair Bolsonaro, que aprofundou a onda de retrocessos no país em níveis absurdos.

Por isso é tão importante eleger candidatos que estejam comprometidos com o interesse público. Este ano, alguns dirigentes do SINTSEF-BA, pediram afastamento de suas funções para disputarem uma vaga na Câmara de Vereadores de suas cidade: Carlos José Barbosa Borges (Coordenador de Assuntos Jurídicos), Izabel Cristina Gama Machado (Coordenadora de Administração) e Áurea Aparecida Cardoso dos Santos (Coordenadora Adjunta).

Num momento como esse, em que se destacam candidatos oportunistas, apoiados por organizações capazes de engajar eleitores com ideias falsas, é preciso virar o jogo e fortalecer os pilares da democracia. Ao invés de pautas conservadoras, dê-se a chance de conhecer as propostas de quem sempre lutou e espera abrir novos caminhos para mais direitos e oportunidades para todos e todas.

E lembre-se: votar não é somente comparecer às urnas e apertar um botão, não se restringe nessa ação. O voto pressupõe engajamento e atenção diária com o que acontece nos meandros da política e cobrança aos eleitos, e isso requer trabalho. As Câmaras Municipais também disponibilizam informações no seu site para que a população fique informada e fiscalize as ações dos vereadores que ajudou a eleger. Para se construir um país melhor todos temos que participar com responsabilidade. Vote para mudar e melhorar. O direito de escolher é seu, não renuncie a ele.

(com informações da Fundação 1º de Maio e do Portal Administradores)



SINTSEF

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado da Bahia – SINTSEF/BA, foi fundado em 27 de agosto de 1989 e possui como lema ser: um elo de solidariedade e luta


Contate-nos

Ligue pra gente



Cadastre o seu e-mail


Tópicos