Pular para o conteúdo

Mês de novembro é dedicado a combater o câncer de próstata

  • Populares

17/11/2022 – Depois da campanha mundial do Outubro Rosa, que chama a atenção para a importância de prevenir o câncer de mama, eis que chega uma outra tão importante quanto a anterior: o Novembro Azul, com ênfase na prevenção do câncer de próstata. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), entre os meses de janeiro a outubro de 2021, foram registradas quase duas mil internações por causa do câncer de próstata no estado, com mortes de mais de mil pessoas. Salvador registrou 545 casos.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Ele é resultante da multiplicação desordenada das células da próstata. E quando apresentado o tumor na região, a próstata endurece.

A forma mais comum e segura de detectar a doença ainda é o exame de toque retal. O exame permite que o médico apalpe a próstata e perceba se há nódulos ou tecidos endurecidos na região que indiquem a presença da doença. O toque é indolor, no entanto, é motivo de preconceito entre os homens que evitam o exame, fazendo que a doença seja diagnosticada de forma tardia e se agrave.

Para Maria Lucilene Borges Felix, Coordenadora de Saúde do Trabalhador do SINTSEF-BA, a prevenção é uma forma de demonstrar amor à vida. “Não deixe a Campanha passar sem fazer sua parte: neste Novembro Azul, mantenha a atenção redobrada aos anúncios de mutirões promovidos por diversas Instituições de saúde”, diz. Ela espera que a campanha tenha grande adesão do público masculino da faixa etária de 30 a mais. E conclui: “Prevenir ainda é a melhor opção para manter a distância dessa doença tão terrível”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.