
24/01/2025 – Na data em que é comemorado o Dia Nacional do Aposentado, trabalhadores de diversas partes do país realizam atos públicos em defesa da aposentadoria. Em Brasília, nesta sexta-feira, 24, às 10h, na Praça dos Três Poderes, acontece a 2ª Marcha dos Aposentados. Na pauta, eles exigem tratamento igualitário com os servidores ativos e protestam contra o desmonte das políticas que promovem direitos sociais.
Neste dia, o SINTSEF-BA parabeniza a trajetória de homens e mulheres que dedicaram suas vidas ao trabalho e são exemplos de um serviço público digno e de qualidade. Sem desmerecer os demais, destaca, especialmente, aqueles que continuam ativos na luta. seguem empunhando bandeiras que pedem respeito, paridade, integralidade dos pontos na aposentadoria, dentre tantas outras coisas. “Eles inspiram os mais jovens, na busca da construção de uma sociedade mais justa e solidária”, destacou Leonídia Fernandes, Coordenadora de Assuntos de Aposentadoria e Previdência do sindicato.
Além de defenderem respeito aos direitos e a valorização das aposentadorias e pensões, a categoria reivindica mais políticas públicas que garantam acesso a todos os idosos, em qualquer ponto do Brasil, a serviços essenciais como medicamentos, assistência médica, enfrentamento da violência, inclusão digital, transporte e lazer. Há anos que o SINTSEF-BA, a CUT, a CONDSEF/FENADSEF e as entidades representativas do setor lutam por investimentos em programas de governo nesse sentido. Enquanto segmentos com maior poder de barganha como bancos, montadoras e outras parcelas da sociedade são recorrentemente socorridas para amenizar os efeitos das crises econômicas, trabalhadores aposentados e pensionistas têm seu poder de compra reduzido a cada ano e sofrem para ter acesso à mínima qualidade de vida. Em 2024, os aposentados e pensionistas do Executivo Federal ficaram sem nenhum reajuste. Somente a participação nas lutas por direitos será capaz de reverter esse processo. Não reclame sozinho(a): junte-se a nós e venha ser ativo(a) na luta.