
26/03/2024 – As Serras de Uibaí estão ameaçadas. No dia 31 de março, às 9h, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador, o SINTSEF-BA estará presente num importante debate sobre os impactos ambientais das atividades do grupo europeu Statkraft na região centro-norte da Bahia . Em novembro do ano passado, as atividades de implementação do Complexo Solar Santa Eugênia, na região, foram suspensas por determinação judicial. Foram constatadas irregularidades e omissões nos estudos ambientais realizados, que afetam desde a existência de comunidades tradicionais, até questões da fauna, da flora e do patrimônio espeleológico e arqueológico do local.
O empreendimento está localizado na serra dos municípios Uibaí e Ibipeba. De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público do estado (MP-BA), o projeto de instalação não teria apresentado todos os estudos ambientais necessários para o licenciamento. A preservação da Caatinga e dos territórios tradicionais está em risco, e a participação da sociedade é fundamental.
A atividade na ALBA busca envolver parlamentares, representantes da sociedade civil, representantes dos povos e comunidades tradicionais, organizações ambientais e demais autoridades para debater a preservação das últimas áreas de caatinga nativa da região e discutir os impactos dos empreendimentos dessa natureza.
Para o SINTSEF-BA, é importantíssimo participar de discussões como essa. O poder público precisa ouvir a sociedade e garantir o rigor necessário na fiscalização para evitar impactos irreversíveis a biomas já bastante ameaçados, como a caatinga. Além dos especialistas, também a coletividade, que pode ser potencialmente beneficiada quanto prejudicada pelos impactos de empreendimentos desse porte, deve ser escutada. Somente assim será possível garantir o desenvolvimento sustentável e a utilização adequada dos recursos naturais, de forma a garantir a preservação do meio ambiente para a coletividade.