30/05/2025 – O SINTSEF-BA é uma das entidades convidadas pela Frente Parlamentar Mista Socioambientalista da Bahia a um debate estratégico e decisivo para os rumos do país, com o tema “A demolição total do Sistema de Meio Ambiente – Fim de uma era de pactos em prol de um desenvolvimento socioecológico em plena emergência climática”. A atividade será realizada no próximo dia 12/06, às 09h, sala das Comissões Herculano Menezes e Luís Cabral – Assembleia Legislativa da Bahia.
A Frente é um grande instrumento de defesa do meio ambiente, dos territórios, dos agricultores familiares, dos povos e comunidades tradicionais que sofrem múltiplos riscos e ameaças. A pauta ambiental voltou ao centro dos holofotes nos últimos dias, após a aprovação no Senado do PL 2159/2021, chamado de ‘PL da Devastação’, que propõe um retrocesso na Lei Geral do Licenciamento Ambiental no Brasil e pode ser discutido na Câmara dos Deputados a qualquer momento.
Os ataques covardes e misóginos à ministra do Meio Ambiente Marina Silva durante uma audiência no Senado Federal, mostraram que o debate ambiental não está dissociado de uma cultura patriarcal que tenta, sistematicamente, deslegitimar, desqualificar e silenciar mulheres nos espaços de poder.
A ministra é uma referência global na luta ambiental e merece todo o respeito. Marina foi duramente atacada por alguns senadores, como Marcos Rogério, do PL-GO, Plínio Valério (PSDB-AM) e Omar Aziz (MDB-AM) por se posicionar contrariamente ao PL que flexibiliza o licenciamento ambiental.
A CUT, a CONDSEF/FENADSEF e suas entidades filiadas, como o SINTSEF-BA, apoiam a ministra e somam-se a milhares de representantes sindicais e da sociedade civil organizada que lutam para impedir que o PL passe.
“É essencial o engajamento de toda a sociedade para discutir e avançar em ações concretas de promoção da justiça social e desenvolvimento socioecológico, reconhecendo que as decisões sociais têm impactos diretos sobre o meio ambiente, e vice-versa”, defende Antonio “Capila” Sobrinho, Coordenador de Políticas Sindicais do SINTSEF-BA. Ele lembra que o sindicato luta por políticas públicas que priorizem a exploração responsável dos recursos naturais, evitando o desperdício e a degradação, e buscando alternativas que promovam a conservação e o uso sustentável.