Na última quarta-feira, 24 de setembro, trabalhadores da EBSERH lotados no HUPES e na Maternidade Climério de Oliveira (MCO) atenderam à convocação do SINTSEF-BA e compareceram a uma reunião virtual com a Direção do sindicato (Erilza Galvão, Leonardo Oliveira, Celso Fernandes e Gilmar Nogueira) e sua assessoria jurídica (Dr. Jerônimo Mesquita, Dr. Lucas de Castro e Dra. Maria Eduarda) para definir encaminhamentos da nova fase da luta pelo adicional de insalubridade.
A reunião teve como foco esclarecer: as condições de ingresso na justiça; a fundamentação legal da ação; a documentação necessária; os prazos do processo e os valores retroativos a que os trabalhadores têm direito.
Foi um espaço de troca, em que a categoria pôde tirar dúvidas e reafirmar que a unidade é a maior arma contra as tentativas de negação de direitos por parte da EBSERH.
PRINCIPAIS ENCAMINHAMENTOS:
1- Assessoria Jurídica: a) fornecer kit da documentação pertinente para ingresso da ação; b) análise individual dos casos, para consolidar o ingresso coletivo na Justiça (CONFIRA A RELAÇÃO EM ANEXO);
2- Direção do Sindicato: a) divulgar nota informativa da reunião para a categoria; b) organizar, junto com Assessoria Jurídica, agenda de atendimento, em formatos alternativos (presencial; no sindicato, no Escritório e/ou no HU; virtual); c) viabilizar o que lhe couber para ingresso da ação jurídica;
3- Trabalhadores: a) coletarem informações e documentos pessoais pertinentes à demanda; b) entregar ao sindicato a documentação solicitada, dentro do prazo estabelecido; c) acompanhar o andamento do processo; d) manterem-se mobilizados.
O SINTSEF-BA reafirma seu compromisso com os trabalhadores(as) da EBSERH, quer na questão específica dessa luta pela manutenção da base de cálculo do adicional de insalubridade, quer por outras questões relativas às condições dignas de trabalho.
O Sindicato também ressalta que nenhum direito é dado, todos são conquistados pela luta organizada. A ação judicial será mais uma frente dessa batalha, mas sua força depende diretamente da participação ativa e da unidade da categoria.
Salvador, 25 de setembro de 2025.
A DIREÇÃO DO SINTSEF BAHIA
