Pular para o conteúdo

SINTSEF-BA participa da 1ª Reunião de Coletivo Nacional de Saúde da CUT

21/02/2025 – A Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizou nesta quinta-feira, 20/02, de forma online, a 1° Reunião do seu Coletivo Nacional de Saúde. O SINTSEF-BA e outras entidades filiadas à Central participaram da atividade. A reunião foi um preparativo para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), prevista para segunda quinzena de abril 2025, que definirá contribuições para a Política Nacional de Saúde.

Além de alinhar estratégias sobre os eixos da Conferência e divisão de tarefas para o lançamento do evento, esta fase inicial culminará com a formação de grupos de trabalho responsáveis e um cronograma para elaboração do documento orientador da CUT. O material com diretrizes e orientações para a participação nas etapas municipais, estaduais, conferências livres e a etapa nacional serão redigidos e revisados coletivamente. Após a aprovação do documento final, ele será amplamente divulgado nas bases.

A Coordenadora de Saúde do(a) Trabalhador(a) do SINTSEF-BA, Lucinha Felix, representou o sindicato na reunião e falou sobre a importância dessa participação. “É cada vez mais urgente que a classe trabalhadora seja ouvida em debates nacionais sobre questões que lhe interessam diretamente. É nesses espaços de participação social que diferentes setores organizados da sociedade, como as entidades sindicais e suas centrais, podem contribuir para a elaboração de políticas públicas”, esclareceu.

A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora define princípios diretrizes e as estratégias nas três esferas de gestão do SUS – federal, estadual e municipal, para o desenvolvimento das ações de atenção integral à Saúde do Trabalhador, visando a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da mortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.

A próxima etapa acontecerá no dia 13 de março, às 19h, com o 1° Debate Temático: “Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”. A atividade também será online e contará com a participação de especialistas no ramo, representantes sindicais e movimentos sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =