27/05/2021 – Neste sábado, 29/05, às 10h, ponha sua máscara, leve a garrafinha de álcool e seu cartaz e junte-se à marcha “Fora Bolsonaro”, no Campo Grande, região central de Salvador. O ato é em defesa da vida, por direitos, emprego e renda. O Brasil atravessa um dos momentos mais desafiadores da sua história. O retrocesso ocorre em todas as áreas e o país enfrenta, simultaneamente, uma crise sanitária, econômica e política, para as quais ainda não há perspectiva de superação.
Enquanto o presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL) estiver no poder, não há possibilidade de mudar o rumo do país e retomar uma agenda democrática com desenvolvimento, emprego, saúde, educação, Estado forte e justiça social. Enquanto ele estiver no poder, não há perspectivas, a curto prazo, de vermos pandemia do Covid-19 acabar e a economia sair de uma das piores recessões que se tem notícia.
Por isso é que o SINTSEF-BA, a CONDSEF/FENADSEF, a CUT decidiram agir e intensificar ações que visem superar este quadro trágico, que já levou à morte de 450 mil pessoas no intervalo de pouco mais de um ano. Desde o princípio, exigimos o combate efetivo à pandemia e o imediato afastamento do presidente, responsável por transformá-la num verdadeiro genocídio. A Marcha também contará com a participação de diversas outras entidades e centrais sindicais, além de movimentos sociais e populares, bem como setores organizados da sociedade civil.
Nesse contexto de pandemia, quando o Brasil é um dos líderes mundiais de um triste ranking, o do número mortos pela COVID-19, acelerou-se a escalada autoritária por parte do Governo Bolsonaro. Não há mais dúvidas de que há uma disposição na cúpula do Executivo Federal em avançar na retirada de direitos, ataques à soberania nacional e na promoção de medidas de fechamento do regime, através da contenção dos demais poderes, da instrumentalização para fins políticos de órgãos de inteligência, investigação e segurança e do estímulo à movimentos na sociedade civil de caráter neofascista.
Na mesma medida em que o arbítrio se impõe, há um crescente movimento de insatisfação na sociedade brasileira que tem se expressado na palavra de ordem: Fora Bolsonaro! Já há uma ampla maioria na sociedade que se opõe a este governo.
Por isso mesmo é que o SINTSEF-BA, fiel a seus princípios, não teve dúvidas em mobilizar seus esforços e convocar sua base a se unir às organizações políticas e entidades sociais, também comprometidas com a democracia. Sabemos que povo brasileiro já saiu de muitas crises e que vamos mais uma vez sair desta que estamos vivendo.
É por isso que o momento pede unidade do campo progressista para estabelecer iniciativas conjuntas na defesa do nosso País, reafirmar nosso compromisso com a democracia, com a proteção da vida e com os direitos sociais do povo brasileiro.
Queremos um Brasil livre da intolerância e do ódio. Neste sábado, às 10h, no Campo Grande, venha conosco dizer “Basta!” e gritar em uma só voz: FORA BOLSONARO!
Fontes: CUT, Campanha Fora Bolsonaro.