SINTSEF-BA promove Roda de Conversa sobre prevenção ao suicídio


24/09/2019 – Integrando a programação de debates em torno do Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio, a Coordenação de Saúde do Trabalhador do SINTSEF-BA realiza uma Roda de Conversa sobre o tema nesta quarta-feira, 25, às 10h, na sede do sindicato, em Salvador. A atividade é em parceria com a GEAP contará com a presença da psicóloga Débora Franco, responsável técnica da Clínica Supera, quee tem atuação com psicoterapia, avaliações psicológicas e intervenções clínicas de memórias traumáticas. Sua abordagem teórica é a Terapia Cognitiva Comportamental.

 

De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

Pelo menos o triplo de pessoas tentou tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio. “A despeito desses indicadores preocupantes, o assunto ainda é tratado como tabu, o que é um equívoco”, explica Lucinha Felix, Coordenadora de Saúde do Trabalhador do SINTSEF-BA. Evita-se o tema, e isso, na compreensão de especialistas, só colabora para seu aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda.

O CVV é uma de muitas instituições que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat. Ligando para o 188 em todo o território nacional, é possível conversar com um voluntário do CVV todos os dias de forma gratuita. A instituição ainda garante o respeito, anonimato e o sigilo sobre tudo que for dito.

Área de anexos


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


SINTSEF

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado da Bahia – SINTSEF/BA, foi fundado em 27 de agosto de 1989 e possui como lema ser: um elo de solidariedade e luta


Contate-nos

Ligue pra gente