Seminário no Youtube debaterá serviço público em tempos de pandemia


24/07/2020 - A Frente Parlamentar Mista do Serviço Público realizará seminário virtual neste sábado (25), às 15 horas, para discutir o tema “O serviço público em tempos de pandemia”.

O evento será organizado por entidades parceiras do colegiado no Rio Grande do Sul. Além da representação da CONDSEF/FENADSEF, participarão do debate entidades sindicais como o SINDIFISCO-RS e parlamentares do estado, os como senadores Paulo Paim (PT) e Lasier Martins (Podemos-RS), entre outros.

Esta será a sétima de uma série de videoconferências promovidas pela frente parlamentar em todo o País, em defesa dos direitos dos servidores e por um serviço público de qualidade. O objetivo é reforçar a necessidade de se fortalecer o serviço público, que atende a maioria da população brasileira, principalmente os mais pobres e a importância dos servidores, que são os atores responsáveis por fazer a máquina pública funcionar.

Sob coordenação dos deputados Alice Portugal (PCdoB-BA) e Danilo Cabral (PSB-PE) e dos senadores Zenaide Maia (Pros-RN) e Paulo Paim, o colegiado é contrário à reforma administrativa pretendida pelo governo federal.

Com o início do processo de reabertura das atividades econômicas em diversas cidades brasileiras (mesmo que os números da pandemia no país ainda não indiquem o seu arrefecimento), o governo já se articula para avançar em reformas ainda pendentes. Como alertou em um artigo recente o assessor parlamentar e consultor de entidades sindicais, Vladimir Nepomuceno, Paulo Guedes quer, seja no pós pandemia ou até antes, retomar o processo de tramitação e votação das reformas de maneira mais incisiva.

“É necessário observar”, explica o assessor, “que essas reformas contam com a apoio de lideranças conservadoras, que representam a maioria da Câmara e do Senado e aproveitam a ausência das entidades representativas de servidores e de outros setores para defenderem suas posições no Congresso Nacional (foi assim na votação do Marco Regulatório do Saneamento Básico)”. Nepomuceno lembra que, diante do possível o retorno às atividades presenciais do Congresso já em agosto, de forma gradual e controlada, como vem sendo estudado, inicialmente não seria possível a presença de visitantes nos espaços dessas duas Casas, o que facilitaria em muito essas tratativas do governo.

É preciso se organizar e seguir com a mobilização, mesmo à distância. O debate de sábado poderá ser acompanhado na página da frente no YouTube: https://www.youtube.com/frenteservicopublico

Fontes: Agência Câmara de Notícias e Frente Parlamentar Mista do Serviço Público



SINTSEF

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado da Bahia – SINTSEF/BA, foi fundado em 27 de agosto de 1989 e possui como lema ser: um elo de solidariedade e luta


Contate-nos

Ligue pra gente



Cadastre o seu e-mail


Tópicos