PELO DIREITO DA MULHER VIVER SEM VIOLÊNCIA

PELO DIREITO DA MULHER VIVER SEM VIOLÊNCIA

6 de maio de 2020

06/05/2020 - O SINTSEF/BA, ao lado do acompanhamento das demandas da categoria frente à atual crise sanitária, também está atento ao quadro específico de violência doméstica durante a pandemia do novo coronavírus. Por isso, soma-se à campanha da CUT e CONDSEF/ FENADSEF pelo fim dessa situação, conclamando todas e todos a protegerem as mulheres de seu convívio, quer ligando para saber se estão bem, quer denunciando casos de violência e abuso, quer dialogando com os homens sobre o direito das mulheres viverem sem violência.
Em situações de emergência e calamidade pública como a atual, as mulheres em situação de vulnerabilidade são ainda mais afetadas por problemas que já enfrentam cotidianamente, como a violência doméstica.
Não por acaso, organizações que se dedicam a questões de gênero, como a ONU MULHERES, alertam para o aumento no mundo da violência e abuso contra a mulher, em função da pressão econômica e social, inerentes ao isolamento diante da pandemia da COVID-19.
Contribuem para esse aumento: maior exposição aos agressores em casa, agravamento de situações de vulnerabilidade econômica e de desemprego; miséria, fome, alcoolismo, drogas, tensão social, machismo.
Não podemos banalizar a violência. Ela nunca é normal, nunca é aceitável, nunca é justificável. O corpo e a mente da outra pessoa são sagrados. Conviver é respeitar, acolher, dialogar, jamais humilhar ou ferir, agredir ou oprimir.
Como poderemos apoiar políticas de justiça e igualdade se não conseguirmos exercitar uma coexistência doméstica, com homens que internalizem o respeito, o humanismo, a igualdade? Enquanto não combatermos, denunciarmos e nos indignarmos fortemente com a violência doméstica, não poderá haver esperança de superarmos o fascismo, o feminicídio, o genocídio étnico.
Não se cale, nem se omita. Denuncie as situações de violência. Ligue 180: Central de Atendimento à Mulher/ 190: Polícia / 193: Bombeiros. Sua solidariedade e empatia podem salvar vidas neste momento.


SINTSEF

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado da Bahia – SINTSEF/BA, foi fundado em 27 de agosto de 1989 e possui como lema ser: um elo de solidariedade e luta


Contate-nos

Ligue pra gente



Cadastre o seu e-mail


Tópicos