06/08/2024 – O processo eleitoral de 2022 foi duro e o resultado para o campo dos trabalhadores e trabalhadoras em nível nacional foi positivo com a vitória de Lula e a consequente derrota de Jair Bolsonaro, que tentava renovar seu mandato. Por outro lado, se olharmos de forma mais ampla, considerando as eleições para o senado e câmaras federal e estaduais, o resultado das eleições foi extremamente preocupante, indicando um avanço ainda maior de forças retrógradas, identificadas política e ideologicamente com as práticas do “bolsonarismo”.
É dentro deste cenário que se desenvolve o terceiro governo Lula, com uma série de demandas sociais reprimidas e com um conjunto de barreiras legislativas à execução das políticas públicas de que o povo tanto necessita como resposta. Essa contradição precisa de algum modo ser superada e só a alteração da atual correlação de forças pode cumprir esse papel.
Eleitores, eleitoras, candidatos e candidatas às eleições deste ano que se identificam com a classe trabalhadora têm agora uma importante ferramenta com dados econômicos e sociais, bandeiras de luta e a visão da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de temas importantes que precisam ser defendidos em prol dos trabalhadores e das trabalhadoras que tiveram seus direitos atacados pelo governo Bolsonaro.
Para a Central, as eleições municipais de 2024 em 03 de outubro, com milhões de brasileiros aptos a votar, são cruciais diante de um projeto fascista de extrema direita. Projeto esse que, além de não ter sido completamente derrotado, continua sem propostas para a classe trabalhadora, a não ser a retirada de direitos.
Por isso, a CUT entende que é preciso eleger candidaturas que se proponham a construir um novo paradigma de sustentabilidade política, econômica, ambiental e social com uma gestão pública transparente e eficiente, que tenha como principal objetivo a promoção da cidadania, a vigência de princípios democráticos e o emprego e a garantia de direitos.
Com a mesma estrutura da Plataforma da Classe Trabalhadora lançada pelas centrais sindicais para as eleições de 2022, o Forum das CUTs do Nordeste e a Escola de Formação Política Marise Paiva lançaram a Plataforma da Classe Trabalhadora do Nordeste com o objetivo de fazer a diferença nas eleições municipais de 2024.
A ideia da cartilha é apresentar propostas que atendam às necessidades reais dos trabalhadores (as), no território, que é a proteção à vida, à moradia, à renda e ao trabalho, alimentação adequada, educação e transporte acessíveis e de qualidade, combinados com ampla participação popular para a definição dos rumos dessas políticas.
Sendo uma entidade cutista, que luta por um serviço público de qualidade capaz de levar essas políticas públicas para quem mais precisa delas, o SINTSEF-BA endossa a pkataforma. Conheça a cartilha, avalie as ideias e sobretudo não se deixe enganar na hora do voto.
Clique https://trampo.blog.br/wp-content/uploads/2024/07/vf-livreto-plataforma-da-classe-trabalhadora-2024-1.pdf