SINTSEF-BA participou do II Fórum de Educação Continuada do CES-BA

25/07/2024 – Encerrou-se ontem, em Salvador, o II Fórum de Educação Continuada do Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA). O SINTSEF-BA foi uma das entidades convidadas ao evento, que concedeu honrarias a personalidades que se destacaram ao longo destes anos, contribuindo para o desenvolvimento do Conselho e do Sistema Único de Saúde (SUS). Leonídia Laranjeira Fernandes, dirigente do SINTSEF-BA e ex-integrante do CES-BA, foi uma das homenageadas em reconhecimento aos seus significativos feitos e contribuições.

Participaram do Fórum secretários municipais e estaduais de saúde, presidentes de conselhos, secretários executivos e conselheiros de saúde do Nordeste. Entre os temas que foram debatidos no encontro estão a formação de trabalhadores para enfrentar doenças negligenciadas e apoiar populações vulnerabilizadas; o panorama vacinal no Brasil, no Nordeste e na Bahia; impasses e desafios da epidemia de Zika; emergências climáticas e endêmicas; e o papel dos Conselhos de Saúde no fortalecimento do SUS e suas contribuições para a sociedade enquanto espaços de formação e educação permanente.

Leonídia celebrou o aniversário de 37 anos do CES-BA e expressou sua gratidão e orgulho em receber as honrarias. “Quando aceitei o desafio de fazer parte do Conselho, o fiz tendo a plena convicção de que não estaria sozinha e contaria com o apoio dos demais componentes que aceitaram dividir comigo esta jornada em defesa do SUS e de uma saúde pública de qualidade”, recordou. Para ela, essa jornada também é uma defesa da democracia, uma vez que o SUS não existiria sem os valores democráticos, nem seu propósito de promover a saúde para o povo brasileiro. Ela agradeceu ao SINTSEF-BA pelo apoio e confiança em indicar seu nome para representar a entidade na gestão paritária do CES-BA e dedicou a homenagem “aos guerreiros e guerreiras que participaram comigo do desenvolvimento coletivo de ações em defesa da saúde como direito social, condizentes com o que é prescrito em nossa Constituição”.

A Bahia foi o primeiro estado brasileiro, há 37 anos, a ter seu Conselho Estadual de Saúde. O SINTSEF-BA defende a existência do órgão e seu modelo estratégico de gestão, que busca fortalecer a participação democrática, promover a descentralização das políticas de saúde, facilitar a adaptação das diretrizes nacionais às realidades locais e regionais, além de contribuir para um maior controle social e transparência na gestão pública da saúde em nível estadual. Para o sindicato, somente com o controle social e a participação dos trabalhadores e trabalhadoras poderemos garantir uma gestão eficiente do SUS e a formulação de políticas públicas de saúde que beneficiem a população mais vulnerável, que delas dependem.

Confira fotos do evento em nossa galeria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima